Projeto desenvolvido na Unicap é um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina.

O projeto foi desenvolvido por professores e aluna do mestrado de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco para identificar notícias falsas durante as eleições de 2018. 

O mestrado de Industrias Criativas da Unicap vem se tornando pioneiro no desenvolvimento de novos produtos voltados a atender demandas no campo da comunicação. Na manhã da última segunda-feira(11), os professores Dario Brito, Anthony Lins e a aluna do mestrado de Industrias Criativas da Unicap, Alice Souza, foram notificados da aprovação do projeto na seleção do Digital Media Latam 2019, evento organizado pelo WAN-IFRA, no Rio de janeiro.

A participação dos pesquisadores da Católica no certame se deu através do Desafio Google que reúne empreendimentos criados em  toda America Latina. Foram mais de 300 inscrições e o projeto da Unicap, em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, ficou entre os 30 vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O grupo criou o aplicativo “Verifica.AÍ” com a ideia de facilitar a checagem da vericidade de notícias sobre as eleições presidenciais brasileiras de 2018, as chamadas, “fake news”. O aplicativo está disponível para os sistemas android e ios no Play Store, loja de aplicativos da Google.

“A ideia da gente é otimizar ainda mais o protótipo desenvolvido durante o mestrado da Católica. Não vamos checar discursos nem adentrar muito nas questões de conceitos. Queremos apenas pegar os parâmetro básicos de verificação e automatizá-los para fazer com que as pessoas consigam identificar facilmente  se uma notícia é falsa ou não, e assim, acender um alerta antes que as pessoas possam compartilhar o link da notícia. Com isso, esperamos dar autonomia para que as pessoas possam tirar suas próprias conclusões sobre uma determinada notícia, e ao mesmo tempo, a gente consegue abrir um leque de  possibilidades e produtos para o jornalismo”, explicou Alice Souza.

O aplicativo “Verifica.AÍ”, é bem simples de ser usado, basta baixar e instalar em seu celular. Em seguida, é só copiar e colar o link da notícia e clicar no botão “verificar”. Em poucos segundos você já tem a comprovação se a notícia é falsa ou verdadeira. A junção dos conceitos aplicados nos cursos de Jogos digitais, Ciências da Computação e Jornalismo da Unicap, confere a credibilidade e o sucesso da ferramenta reconhecida pelo desafio da Google News em toda a América Latina.

O sistema será redesenhado para ser desenvolvido em novos processos eleitorais e comunicacionais. O novo projeto se chamará “Confere.AI” e deve ser feito nessa iniciativa com o JC e Google.

“O Confere.AI é uma ferramenta que tenta diminuir os efeitos nocivos do ecossistema da desinformação. Isso porque o fenômeno popularmente conhecido como “fake news” é somente uma parte desse ecossistema e, nesse sentido, o Confere.AI traz duas contribuições importantes para o bom jornalismo. A primeira delas é a automatização da checagem de fatos, pois a disseminação de mentiras quase sempre segue numa velocidade incompatível com a possibilidade humana de checagem em tempo real. A segunda é a educação para uma relação mais crítica com a leitura dos conteúdos que recebemos. Se essa educação se disseminar e for cultivada no nosso dia a dia, ficará mais difícil espalhar mentiras”, explicou o professor Dario Brito.

Cerca de R$ 16,5 milhões de reais serão disponibilizados  para o financiamento dos projetos.

print

Compartilhe:

1 comentário sobre “Projeto desenvolvido na Unicap é um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.