Programa Voluntariado Universitário Unicap realiza ação em Natal/RN

No mês de janeiro aconteceu mais uma edição do VOU em Natal/RN junto à Fundação Fé e Alegria que nesse estado atende a mais de 200 crianças por meio de diversas atividades lúdicas pedagógicas e de convivência. “A parceria com Fé e Alegria Natal tem se consolidado a cada ano. Essa foi a terceira vez que fizemos o voluntariado nessa Instituição e a cada encontro percebemos que a qualidade do trabalho com as crianças tem sido melhor. Trata-se de uma ação conjunta que não seria possível sem o apoio de toda a equipe de Fé e Alegria, ao qual agradecemos imensamente”, conta João Elton de Jesus, coordenador do VOU.

Durante uma semana os voluntários ofereceram uma colônia de férias para as crianças do período da manhã e da tarde. Além de oficinas de teatro, fotografia, pintura e dança, os atendidos de Fé e Alegria participaram de um dia de gincana, formada por um circuito repleto de provas de agilidade e de raciocínio, todas desenvolvidas pelos voluntários e pela equipe de profissionais da Instituição.       “Conhecer a fundação fé e alegria, me fez viver uma experiência incrível, que jamais imaginava. As crianças são maravilhosas, encantadoras, cada uma com seu jeito de ser, umas mais caladas e outras elétricas, mas cada uma com sua história, seu brilho que às deixam especial”, conta Andrielly Larissa Andrade Silva, aluna do curso de Serviço Social.

Um dos pontos altos da semana foi uma excursão para uma usina de energia eólica feita pelas crianças e voluntários. Ali todos puderam aprender mais sobre a produção e distribuição de energia além de viver um bonito período de convivência e partilha. Segundo Adriele Lima do Nascimento, aluna do curso de direito, “Sempre fui apaixonada por projetos sociais que tenham como objetivo a solidariedade coletiva, em Natal diante da experiência; me senti acolhida e renovada para pode continuar minha jornada crendo na mudança e uma perspectiva de que as crianças/ adolescentes são os principais atores de suas histórias”.

A vivência do voluntariado tem encantado dezenas de universitários desde que o VOU começou em 2017. Essa experiência de amor e solidariedade pode ser representada pela voluntária Roberta Marinho de Holanda, aluna do curso de Enfermagem. Inicialmente ela participaria somente da primeira turma do voluntariado em João Pessoa/PB, mas gostou tanto da experiência que resolveu se juntar à segunda turma da capital paraibana e também à de Natal. Nesse sentido, em busca de ajudar mais e de estar mais a serviço, Roberta colaborou em todas as ações do VOU deste início de 2020 e já quer ajudar nas próximas edições. “Conseguimos realizar a nossa missão de tentar suprir um pouco da sua necessidade de atenção e fazer com que cada um se sinta especial e importante. Tive a experiência de sair da minha realidade e viver e conviver diretamente com pessoas menos favorecidas, e despertar a sensibilidade e consciência para outro mundo que necessita de atenção e melhoria na qualidade de vida. Pude dedicar-me dando o meu máximo em prol de uma causa especial e desenvolver ações humanitárias de ajudar para quem mais precisa. Foi com toda a certeza a experiência mais emocionante da minha vida”, declara Roberta, após mais de 21 dias atuando como voluntária.

Em breve abriremos as inscrições para as experiências de voluntariado em julho. Fique atento ao site www.unicap.br/vou para participar!

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.