Programa de voluntariado da Unicap abre chamada para ajuda à população em situação de rua e vulneráveis

Alunos, professores e funcionários da Unicap podem colaborar para ações de voluntariado para ajudar pessoas em situação de rua e vulneráveis durante a pandemia da Covid-19. O Programa de Voluntariado Universitário da Católica VOU, em parceria com a Prefeitura do Recife, o Governo de Pernambuco e o Porto Social, está apoiando as atividades do Coletivo Unificados pela Pop Rua, também denominada #TodosPelaRua. O trabalho voluntário consiste, entre outros pontos, no apoio a pessoas de rua por meio de serviços como banho e higiene pessoal, lavagem e secagem de roupas, além de recebimento de refeições.

“Uma das formas de enfrentar de maneira positiva esse tempo de crise é se sentindo útil e produtivo”, disse o professor do curso de Engenharia da Complexidade João Elton, que coordenada voluntariado e integra o Instituto Humanitas. “Em meio à pandemia de Covid-19, existem muitas pessoas que precisam de ajuda, pois estão em situação de extrema vulnerabilidade. O voluntariado é uma oportunidade para que possamos viver esse momento de forma positiva e fazer algo construtivo, colocando em prática os dons e habilidades para ajudar os outros e tornar o mundo um pouco melhor”, completou.

As atividades do grupo de voluntários serão realizadas no prédio anexo do antigo Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da República, no Centro do Recife. A frequência de atividades será realizada a partir da disponibilidade do voluntário, que terá disponível uma escala com horários de atividades que estarão em andamento. Os voluntários terão direito a um certificado de 50 horas pela participação nas atividades. No site http://www.unicap.br/vou/index.php/todospelarua/ há mais informações sobre as atividades do coletivo, com um termo de voluntariado para oficializar a participação.

É importante frisar que os voluntários não poderão estar no perfil de risco da Covid-19. Pessoas com diabetes, acima de 60 anos, com problemas cardíacos e com tratamento recente de câncer não poderão participar. Pessoas com problemas respiratórios, doenças auto-imunes e baixa imunidade, além de quem estiver apresentando sintomas de gripe ou resfriado, como febre, dor no corpo e diarréia, também não poderão integrar as atividades.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.