Professores recebem treinamento sobre metodologia Problem Based Learning (PBL)

As metodologias ativas estão revolucionado as relações de ensino-aprendizagem em todo o mundo. Na Católica, vários cursos de graduação estão transformando suas grades curriculares e projetos pedagógicos para seguir essa tendência.

Um exemplo prático disso é a capacitação que está sendo feita com professores do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Ao longo desta semana, 30 docentes estão participando, no Pavilhão Maker, de uma oficina sobre Problem Based Learning – PBL – Aprendizado Baseado em Problemas, em tradução livre. O planejamento de aulas, cronogramas, avaliação e processos acadêmicos são alguns dos temas trabalhados na atividade.

A capacitação está sendo conduzida pelos pesquisadores Simone Santos e Gustavo Alexandre, do Centro de Informatica da Universidade Federal de Pernambuco (Cin). Eles são especializados nesse tipo de metodologia que consiste na solução de problemas reais quase sempre trazidos por empresas do mercado para a academia.

A diretora do CCT, Profª Drª Andrea Camara, explicou que nesta etapa inicial do treinamento o foco será nos professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Sistemas para Internet. “Isso faz parte de uma política da Universidade, presente no Planejamento Estratégico”.

Andrea destacou ainda a parceria com o Icam, escola de engenharia francesa, que resultou na implantação do novo curso de Engenharia da Complexidade. A graduação inédita no Brasil terá sua prática pedagógica desenvolvida em PBL. “Somos Universidade e precisamos buscar essa diferenciação justamente por meio da inovação”, complementou.

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.