Boletim Unicap

Professora da Católica lança livro sobre mulheres encarceradas, vínculos e relacionamentos

 

Livro-profa-ValeriaMulheres encarceradas, vínculos e relacionamentos: Articulações com dispositivos de saber e poder é o mais novo livro da professora do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Valéria Maria Cavalcanti Lins, que será lançado no dia 11 de novembro de 2015, das 9h30 às 11h30, no Auditório G2, 1º andar do bloco G, no Campus da Católica. A mesa da cerimônia será composta por professores de Direito Penal e outros, com participações específicas durante o lançamento e sob a presidência da Coordenadora do Curso de Direito, professora Marília Montenegro. Após a cerimônia de lançamento será a sessão de autógrafos.

A obra, publicada pela Editora Bagaço, problematiza as condições existentes no ambiente prisional de mulheres, tomando como principal referencial teórico as contribuições de Michel Foucault e outros autores pós-estruturalistas, que apresentam novos modos de conhecer a interpretação, com críticas à profundidade do discurso. A obra apresenta, dentre outras investigações e constatações, como os micropoderes constituídos no ambiente carcerário, em destaque, o Presídio Feminino do Recife, exercem as estratégias de adestramento, controle e vigilância hierarquizada dos vínculos afetivos e relacionamentos das encarceradas. Esta obra visa, ainda, propor aos órgãos competentes um trabalho institucional de apoio e assistência às mesmas e aos seus familiares, instigando o leitor a uma análise de como, apesar de alguns séculos da prisão, a sociedade continua presa ao passado, mesclando o presente de experiências malsucedidas.

digitalizar0001Valéria Lins é professora Adjunto III das Universidades Federal de Pernambuco – UFPE/FDR e Católica de Pernambuco – Unicap. Leciona Direito Penal, Execução Penal e Criminologia. Graduada em Direito pela FDR/UFPE. Cursou Doutorado em Psicologia Clínica, pela Unicap. Mestra em Direito Público, pela UFPE. Especialista em Direito Penal pela Universidade Federal de Goiás – UFGO. Membro do Observatório Nacional do Sistema Penitenciário -ONASP/MJ/DEPEN/UFMG. Coordenou o Curso de Especialização em Ciências Criminais, pela Unicap, onde lecionou Execução Penal. Professora de Teoria Geral da Pena, no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – PE/IBCJus. Lecionou Criminologia no Curso de Especialização em Direito Penal e Processo Penal – AESO. Chefiou a Divisão Jurídico Penal do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco. Autora de um livro publicado em 2010, intitulado Os Serviços Técnicos Penitenciários e a questão da Aids na sexualidade da mulher encarcerada – Colônia Penal Feminina do Bom Pastor; além de outro em andamento para publicação em coautoria no ONASP. Possui diversos artigos publicados em revistas jurídicas, participação em Congressos nacionais e internacionais, inclusive em Bancas de avaliação, organização e coordenação de eventos científicos, dentre outras diversificadas contribuições.

 

print
Compartilhe:

Deixe uma resposta