Boletim Unicap

Professor de Filosofia fará conferência em congresso na Bélgica

O Prof. Dr. João Evangelista Tude de Melo Neto, do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, embarca sábado (17/06) para a Bélgica, onde irá participar  do X Congresso do  Grupo Internacional de Investigações sobre Nietzsche (GIRN), que terá como tema La philosophie de l’affirmation, Ainsi parlait zarathoustra et au-delà (A filosofia da afirmação, Assim falava Zaratustra e além). O evento será realizado nas universidades de Louvain-la-Neuve e de Namur, no período de 20 a 22 junho.

Durante o evento, o professor João Evangelista irá apresentar conferência sobre “A noção nietzschiana de ‘Estado’ nas seções §16 e §17 da segunda dissertação de Genealogia da moral (Convergências e divergências entre Nietzsche e a tradição contratualista).

Saiba mais sobre o GIRN

O GIRN é considerado o mais importante grupo de pesquisa voltado à filosofia de Nietzsche. É dirigido, atualmente, por Giuliano Campioni (Università degli Studi di Pisa), Werner Stegmaier (Ernst Moritz Arndt Universität, Greifswald), Scarlett Marton (Universidade de São Paulo, USP) e Patrick Wotling (Université de Reims), e coordenado por Céline Denat (Université de Reims) e Chiara Piazzesi (Università degli Studi di Pisa). Apoia-se  no Centro Colli-Montinari (Università degli Studi di Pisa/Università degli Studi de Lecce) e no Centre Interdisciplinaire de Recherches sur les Langues et la Philosophie (CIRLEP, EA 3794, Université de Reims).

O grupo tem como vocação encorajar a cooperação internacional no que toca às investigações acerca do corpus e do pensamento de Nietzsche. Na sua origem encontra-se a constatação conjunta da considerável renovação que a realização da edição de referência dos textos do filósofo, a partir da iniciativa de G. Colli e M. Montinari, acarretou para os estudos nietzschianos.

O GIRN também se propõe a favorecer o desenvolvimento da comunicação entre as diferentes correntes de reflexão hoje firmemente estruturadas, instaurando uma colaboração regular entre especialistas que trabalham sobre Nietzsche na Alemanha, no Brasil, em Espanha, na França, na Grã-Bretanha, na Itália e em Portugal.

O grupo tem como objetivos promover o confronto dos métodos de análise do corpus nietzschiano e aprofundar a compreensão de Nietzsche acolhendo trabalhos consagrados ao estudo das inúmeras fontes que alimentaram constantemente a reflexão do filósofo, o estudo da estrutura e das questões abertas pelas obras publicadas, tal como das suas notas e cadernos póstumos, e também o estudo das problemáticas e dos modos de reflexão específicos do pensamento nietzschiano.

O GIRN contribui para promover a tradução dos textos de Nietzsche, tal como a publicação de artigos e monografias que apresentem estudos históricos e filosóficos sobre o seu pensamento. Organiza na Itália, na França e na Alemanha colóquios, jornadas de estudo e conferências que tem por objetivo apresentar periodicamente os resultados dos trabalhos conjuntos. A preocupação é de favorecer, sobretudo, o relacionamento de especialistas e jovens investigadores de diferentes países que colaborem em conjunto.

print

Compartilhe:

Deixe uma resposta