Porto Digital lança cursos de formação e capacitação em parceria com a Católica

O Porto Digital lançou, nesta segunda-feira (3), em parceria com instituições de referência no ensino superior, cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software e negócios. As matrizes curriculares foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pela Universidade Católica de Pernambuco, Centro Universitário Tiradentes e Fundação Dom Cabral. O lançamento foi prestigiado pelo Pró-reitor Administrativo, Márcio Waked, pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Andréa Câmara, e pelo coordenador do curso de Jogos Digitais, Jarbas Agra.

Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding é a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos – ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então, sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos (as) formandos (as) no ecossistema”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.

Mais detalhes sobre os cursos:

  • Universidade Católica de Pernambuco 

Curso Superior Tecnólogo em Jogos Digitais
O curso tem como objetivo formar profissional qualificado e comprometido com as demandas do mercado de jogos, com domínio de conceito, técnica e tecnologia para multiplataformas e que seja capaz de atuar de forma criativa, crítica, inovadora e ética nas mais diversas áreas. Com duração de dois anos e meio, o curso contará com realização de aulas no parque e imersão de alunos nas empresas já no 1º período.

Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Soluções Digitais e Inteligentes
Com duração de dois anos e uso de metodologia ativa problem based learning (PBL) desde o primeiro período, o curso tecnólogo contará com aulas ministradas também no parque. Além disso, os alunos realizarão residência nas empresas do Porto Digital.

 

  • Centro Universitário Tiradentes

Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares
Com aulas realizadas também no Porto Digital e residência (programa imersivo e intensivo de treinamento direto nas empresas), o curso tem duração de dois anos e aborda conhecimentos que passam da introdução à programação a front-end, data science e inteligência artificial.

Especialização em Desenvolvimento de Software
Voltada para profissionais da área de Exatas, a especialização tem como foco aproveitar a matriz curricular em comum com a ciência da computação para abrir um novo mercado de trabalho para quem quer escolher uma nova carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Programação, engenharia de software e desenvolvimento ágil estão entre os tópicos trabalhados durante o curso.

 

  • Fundação Dom Cabral

Especialização em Gestão & Transformação Digital
Em formato in company, a especialização é voltada para empresários do parque tecnológico que tenham interesse em desenvolver habilidades na pós-graduação e extensão profissional. Nos dois anos de duração do curso, os treinandos seguirão trilhas de desenvolvimento em formação gerencial, para pessoas e específica, além de design estratégico para transformação digital e projetos aplicados.

 

MINAs

Além dos novos cursos co-branding, o Porto Digital também tem estabelecido uma série de ações em educação e equidade de gênero por meio do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs). Divididas nos eixos de Formação, Qualificação e Fomento, as ações da iniciativa se dividem em oficinas, hackathons, curso técnico de programação, curso de atualização profissional e outras atividades voltadas tanto para estudantes do ensino médio quanto para profissionais.

Lançada em 2018, a iniciativa tem como princípios a desmistificação da ideia de que tecnologia não é “lugar de mulher”; além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em uma realidade com maior presença feminina, mais acolhedor às mulheres e com igualdade de oportunidades.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.