Pesquisadores da Católica lançam livros na Livraria Cultura

Na noite de quarta-feira (03), os professores do Mestrado em Ciências da Linguagem da Católica Junot Matos; Maria de Fátima Vilar; e Wanilda Cavalcanti; juntamente com o analista de sistemas da Universidade, Valter Avellar,  lançaram seus livros “Linguagem, Inclusão e Diversidade”, e “Internet e Espiritualidade”, respectivamente, na Livraria Cultura.

Estavam presentes o Reitor, Padre Pedro Rubens, muitos amigos e familiares dos escritores, que foram prestigiar o lançamento.

O primeiro a apresentar seu livro: “Internet e Espiritualidade”, foi o analista de sistemas, Valter Avellar, que explicou como surgiu o interesse de conciliar os computadores com a vida acadêmica.

“Esse livro é a minha dissertação de mestrado, foram 3 anos de pesquisa, passei por momentos difíceis, mas quando a gente tem determinação o universo conspira a nosso favor. Comecei fazendo trabalho voluntário na pastoral, e lá surgiu minha vontade de ser professor, porém não queria nada técnico, queria a área de humanas. Depois disso, o professor Gilbraz Aragão me convidou para fazer parte de um grupo de estudo, e esse foi o início da minha vida acadêmica. O único problema é que eu não sabia o que pesquisar, até que um dia o Padre Mota me convidou para almoçar na Residência, e o Padre Jaime comentou as mensagens de email que eu sempre enviei para os meus colegas e disse: “Essas mensagens dariam uma boa dissertação”, e foi assim que tudo começou. Esse foi o encontro com a ciência da religião”, conta Avellar.

O texto analisa o hábito de enviar mensagem de otimismo e autoestima pela internet. O próprio Avellar é adepto dessa prática  e coleciona cerca de 600 mensagens. Ao final, ele agradeceu aos pais, que estavam na plateia e ficou visivelmente emocionado. “A parte da ética foi a mais fácil, pois desde pequeno aprendi esses valores com meus pais e é a eles que devo por estar aqui essa noite”, agradeceu Valter Avellar.

Em seguida, as professoras Maria de Fátima Vilar e Wanilda Cavalcanti apresentaram o livro: “Linguagem, Inclusão e Diversidade”. “O livro faz parte das comemorações dos 60 anos da Instituição, e é uma coletânea. É o desdobramente das nossas pesquisas do Mestrado em Ciências na Linguagem. Nós convidamos outros professores, de outras instituições, e foi bastante enriquecedora essa experiência”, explica a professora Wanilda Cavalcanti.

O texto aborda a temática da inclusão a partir de artigos originais, que enfocam convívio social, teatro e educação, refletindo o trabalho realizado pelo Grupo de Linguagem, Educação e Organização Sociocultural da Católica.

print

Compartilhe:

1 comentário sobre “Pesquisadores da Católica lançam livros na Livraria Cultura”

  1. Pingback: Integrante do Humanitas lança livro na UFPE |

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.