Pesquisadora da Unicap será uma das palestrantes de congresso internacional sobre educação de superdotados

A professora Vera Borges, do Centro de Ciências Sociais da Unicap, é uma das palestrantes de um dos mais importantes congressos internacionais da área de superdotação e altas habilidades: Conexões 2020 – Educação gerando Redes de Transformação. A socióloga vai falar sobre o tema E quando o super dotado cresce, o que acontece? A participação de Vera vai ser nesta sexta-feira (13), às 17h.

O evento, que começou hoje (11), é promovido pelo Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos (SP), e pelo Conselho Brasileiro de Superdotação – Cobrasd. O congresso reúne especialistas renomados como o cientista Joseph S. Renzulli, da Connecticut University; o antropólogo, sociólogo e filósofo Edgar Morin; e outros nomes mais conhecidos nacionalmente comos filósofos Luiz Felipe Pondé e Viviane Mosé.

Pesquisadora deste campo há anos, Vera vai abordar o tema a partir do referencial teórico da sociologia. “Eles acharam interessante justamente o fato de eu trabalhar com a questão sociológica porque a maioria dos pesquisadores do tema são das áreas de Educação ou de Psicologia Cognitiva”, explica Vera que é coordenadora do grupo de pesquisa intitulado Altas Habilidades/Superdotação, humanismo e cidadania da Unicap.

“Essa pesquisa de natureza sociológica tem buscado entender como se movimentam os superdotados numa cultura que desconhece suas necessidades e, por vezes, até nega a existência desse público”, detalha ressaltando que a Católica é a única universidade de Pernambuco que tem pesquisa sobre dotação. Vera ainda vai falar sobre formas de interação e soluções digitais na Educação do Futuro.

O Conexões 2020 marca também a realização do II Fórum Internacional de Soluções e do IX Encontro do Conbrasd do qual Vera vai participar como convidada do Conselho. Clique aqui para as inscrições e para ver a programação completa, que segue até sábado (14).

Diretoria – Em votação realizada na manhã desta quarta-feira (11), Vera Borges foi reeleita membro da comissão técnica para o biênio 2021-2022, representando Pernambuco junto com Clemir Rocha de Carvalho Rocha.

O Conbrasd é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 2002, formada por pessoas físicas e jurídicas, de todos os estados brasileiros, interessadas em contribuir com a defesa dos direitos das pessoas com altas habilidades/superdotação.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.