Pavilhão Maker inicia série de debates com o tema “Mobilidade sustentável em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”

O Pavilhão Maker, sede da Unicap-Icam International School, inicia nesta terça-feira (27), a partir das 19h, uma série de palestras seguidas de debates com arquitetos, urbanistas, engenheiros e consultores reconhecidos nacional e internacionalmente. A série de encontros, batizada como PavTalks, será iniciada com um debate em torno da “Mobilidade sustentável em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”. Para o debate, foram convidadas como palestrantes as arquitetas e urbanistas Sônia Calheiros e Letícia Bortolon. Como debatedoras foram escaladas a engenheira ambiental Cristiane Crespo, a consultora internacional Daniely Votto e a bióloga e educadora, Juliana Decastro. O encontro será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo https://meet.google.com/mbf-omeb-weq

“O presente projeto constitui parte integrante do planejamento estratégico do Pavilhão Maker Unicap-Icam, laboratório produto do convênio entre a Católica e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam)”, disse a professora do curso de Arquitetura da Católica, Kyria Tsutsumi, que é um das organizadoras do encontro ao lado dos professores Karla Leite (Unicap), Vinicius Albuquerque Fulgêncio (UFPE) e Bruno Firmino (IAB.PE). “Com uma vertente humanista, os eventos serão acessíveis, gratuitos e abertos a toda a comunidade, em busca da democratização do conhecimento relacionado à arquitetura e urbanismo a fim de fomentar a construção coletiva de nossa cidade”.

Coordenadora do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDUI) de Pernambuco, Sônia Calheiros vai mostrar um panorama do planejamento da mobilidade urbana previsto para o Estado de Pernambuco e o papel do Poder Público nessa estratégia de planejamento. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1972, Sônia possui Especialização em Preservação de Sítios Históricos e Mestrado em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Também é servidora pública da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), desde 1975, onde exerceu a presidência entre os anos de 1995 e 1998.

Já Letícia Bortolon vai falar sobre o que o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) tem percebido nas suas pesquisas pelo Brasil e em especial na experiência que teve em Recife com mobilidade ativa. Letícia Bortolon é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua como Gerente de Políticas Públicas no ITDP Brasil. Letícia trabalha com a articulação de atores de organizações da sociedade civil, setores público, privado e academia.

Novo protagonista nos modais de transporte no país, Cristiane Crespo, sócia-fundadora da Ameciclo, trará o olhar do usuário da bicicleta e dos cicloativistas e o que eles têm feito pra ajudar a fomentar a ciclomobilidade. Cristiane é Mestra em Engenharia Ambiental, Engenheira Química e de Segurança do Trabalho. É, também, professora e consultora em sistema de gestão integrado e sustentabilidade.

Também como debatedora Daniely Votto apresentará sua experiência na área da mobilidade sustentável e a importância da participação popular nesse processo. Ela também vai explorar o conceito de governo aberto e a importância de juntar com a pauta da mobilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com a Agenda 2030. Daniely Votto é consultora internacional formada em Direito e com Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), possui experiência no planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos voltados para cidades, com foco especial em governo aberto, mobilidade, gênero e participação social.

Por fim, Juliana Decastro, integrante do Núcleo de Pesquisa sobre Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) vai apresentar o olhar da academia e a importância dessa parceria com poder público, sociedade civil e empresas privadas por uma mobilidade sustentável e também o compromisso com os ODS.

Todo esse debate vai ter como pano de fundo a situação atual da pandemia e quais desafios e oportunidades teremos. O evento é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura de Pernambuco (CAU-PE). Outras informações sobre o encontro pelo email: makerspace@unicap.br

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.