Padre Lúcio é o novo Pró-reitor Comunitário da Católica

A Universidade Católica de Pernambuco tem um novo Pró-reitor Comunitário. É o Padre Lúcio Flávio Cirne. A notícia foi dada pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, na manhã desta sexta-feira (28).  Ele irá suceder o Padre Miguel Martins, escolhido como o novo Provincial dos Jesuítas no Nordeste.

O novo Pró-reitor Comunitário irá completar 50 anos no ano em que a Unicap celebra os seus 60 anos de história. Nascido na cidade de Bananeiras, Brejo da Paraíba, Padre Lúcio Flávio possui uma longa trajetória na Unicap. Ele começou a trabalhar na Divisão de Ação Pastoral em 1999, logo depois de ser ordenado padre. Entre 2003 e 2009, fez mestrado e doutorado na PUC-RJ em Teologia na área de Ética Ambiental.

Ao concluir a sua tese, Padre Lúcio retornou à Católica e passou a ser professor do curso de Teologia. Pouco depois, a convite de Padre Pedro, se tornou o coordenador do Instituto Humanitas Unicap, função que ele irá acumular com a de Pró-reitor. “A Procom irá atuar em sintonia com as linhas temáticas do Humanitas. O Instituto permanecerá independente”, explicou.

Ele falou também sobre a expectativa em torno do novo desafio. “É uma alegria tão grande quanto o desafio. Ao mesmo tempo, vejo um momento propício pelos 60 anos da Universidade. Momento em que a Universidade consolida sua história, projetando muita coisa boa e nova para o futuro”.

Padre Lúcio é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba em 1983, e chegou a trabalhar na Embrapa. Cinco anos depois, ele ingressou na Companhia de Jesus. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia dos Jesuítas em Belo Horizonte e teologia na Jesuit School of Theology em Berkeley, Califórnia.

Em tom de agradecimento ao Padre Pedro pelo convite, Padre Lúcio falou sobre como pretende desenvolver o trabalho à frente da Pró-reitoria Comunitária: “A Procom irá trabalhar articulada com as outras duas Pró-reitorias (Acadêmica e Administrativa) seguindo a agenda proposta por Padre Pedro pelos 60 anos da Universidade e pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2011-2016. E para isso, espero contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica”.

Trajetórias profissional e acadêmica e formação humanista motivaram a escolha

Ao anunciar a escolha do novo Pró-reitor Comunitário, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, falou sobre as razões que motivaram a decisão. Em entrevista ao Boletim Unicap, ele explicou que pediu ao Padre Lúcio Flávio que levasse as suas principais características à função de Pró-reitor. “A função vai se enriquecer com a biografia dele. Ele não vai se adaptar à função e sim o contrário”.

Padre Pedro elencou quatro principais razões para fazer o convite ao Padre Lúcio. “A primeira delas é que ele tem valores regionais com abertura para valores nacionais e internacionais”, disse ao se referir às origens e às trajetórias acadêmica e profissional do Padre Lúcio. A segunda: “Ele tem a sensibilidade e o engajamento identificados com a dimensão social do nosso trabalho. A biografia de Padre Lúcio é de muito compromisso social e ele trouxe do doutorado a visão ambiental. É o social articulado com o ambiental”.

A terceira razão diz respeito à experiência do novo Pró-reitor Comunitário. “Ele conhece bem a Universidade enquanto jesuíta, funcionário e professor”. A quarta razão tem a ver com o Humanitas. “O Instituto vai permitir construir uma proposta humanista na Universidade”. Padre Pedro também acrescentou que a Procom estará identificada com o Humanitas. “A proposta é redimensionar a Procom em função dos 60 anos. As três pró-reitorias irão trabalhar articuladas, sem setorização.“

Quem também vibrou com a escolha foi o atual Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins. “Eu participei do discernimento em torno do nome dele para me suceder. Estou muito feliz. É um substituto que vai dar continuidade àquilo que a gente tem feito na Pró-reitoria Comunitária. Entrego a Procom com toda a tranquilidade sabendo que Padre Lúcio vai levar adiante o trabalho, contribuindo para o aprimoramento da Universidade”.

print

Compartilhe:

20 comentários sobre “Padre Lúcio é o novo Pró-reitor Comunitário da Católica”

  1. Pingback: O coordenador do Humanitas Padre Lúcio é o novo Pró-reitor Comunitário da Católica |

  2. Prezado Padre Lúcio,

    Nossos sinceros parabéns pelo novo desafio que sabemos com certeza o senhor irá honrar com a competência, dignidade e honestidade, que já conhecemos. E, ampliar, ainda mais as interações que mantém com diversas entidades da sociedade civil, a exemplo da ASPAN.

    Sucesso!

    Suzy Rocha
    Coordenadora de Comunicação

  3. Prezado Padre Lúcio,

    Parabéns pelo novo cargo de Pró-reitor Comunitário desta prestigiada instituição acadêmica. Temos a centerza que esta nomeação só irá contribuir para o engrandecimento da Unicap e da sociedade como um todo, através das entidades organizadas.

    Boa Sorte!

    Zenildo Cirino
    Diretor Administrativo

  4. Caro Pe Lúcio,

    Parabéns por ter aceitado essa nova missão! Esse grande desafio de articular o social e ambiental, hoje de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, conforme os ideais Cristãos.
    Parabéns à UNICAP por essa escolha, pela visão do Reitor, Pe Pedro, que percebendo a necessidade de ampliar a inserção da UNICAP na temática ambiental, viu na sua pessoa a honestidade, competência e capacidade de diálogo necessárias a essa tão nobre missão.

    Abraço,
    Maria Augusta Ferreira
    Coordenadora da Agenda Ambiental da Advocacia-Geral da União

    1. Estimada Maria Augusta,

      Ficamos muito lisonjeados com suas palavras e felicitações. A figura e a função de um pró-reitor Comunitário deve refletir o que há de mais constitutivo de nossa universidade. Além de tocar a natureza jurídica – IES comunitária – queremos trabalhar cada vez mais a dimensão inspiradora do ser comunitário, tanto ad intra quanto ad extra. Isso significa melhorar as relações internas da comunidade, mas também revelar-se como instituição parceira de uma sociedade mais justa e solidária ou, com outras palavras, explicitar nossa contribuição na perspectiva de uma “sociedade sustentável”.

      Pe. Lúcio traz para a pasta da pró-reitoria uma biografia de engajamento e compromisso social, uma visão ambiental bem fundamentada na ciência e na visão cristã, um conhecimento profundo da Unicap, enquanto jesuíta, funcionário e professor. Além disso, enquanto coordenador do Instituto Humanitas da Unicap pretendemos que este selo enriqueça ainda mais a marca de uma universidade que busca construir humanismos em diálogo e parceria com a sociedade. Os cumprimentos da Sra., em nome da Agenda Ambiental, da Advocacia Geral da União são para nós um estímulo e convite a seguir buscando formas de interação e colaboração entre nossas insituições. A Unicap está aberta e à vossa disposição.

      Atenciosamente, agradece

      Pedro Rubens,SJ
      Reitor

  5. Parabenizo a todos os membros da Católica do Recife, de modo especial aos nossos irmãos jesuítas, pela acertada escolha do estimado Pe. Lúcio Flávio como pro-reitor comunitário. Com certeza, ele fará um excelente trabalho em favor dos jovens, dos funcionários e de toda a comunidade acadêmica. Como amiga e admiradora do Pe. Lúcio Flávio fiquei muito feliz com esta nomeação.
    Que Deus continue iluminando você, Pe. Lúcio, no encaminhamento de projetos verdadeiramente humanitários e transformadores da realidade.
    Com amizade da Maria Carmen C. Avelar (PUC-RIO)

    1. Prof. Carmen Avelar:

      Agradecemos pelos seus cumprimentos e confirmamos a boa aposta feita com a nomeação do novo Pró-reitor comunitário. Agradeço-lhe ainda porque sei o quanto este tipo de manifestação de apoio servirá como reforço e consolidação da decisão de Pe. Lúcio para ele mesmo: a função é importante, mas significa também desafio, sobretudo porque queremos renovar e repensar a missão e a agenda desta importante pró-reitoria, responsável pela natureza e inspiração da Unicap.

      Estamos em pleno aniversário e queremos que celebrar 60 anos seja um tempo de renovar a comunidade e consolidar novas parcerias. A PUC-Rio é uma das instituições com a qual gostaríamos de avançar na parceria e colaboração. Portanto, seu correio é também um estímulo a sonharmos com um futuro de maior intercambio entre nossas instituições.

      Atenciosamente, agradece

      Pedro Rubens, sj

      Reitor

  6. Caro Pe Lucio:

    É com grande alegria que recebemos a tão bela notícia !!!

    Sabemos que foi Deus quem te escolheu! Temos certeza que você vai assumir e cumprir muito bem seu papel como fez e faz em toda a sua caminhada.

    Um grande abraço dos irmãos do Rio de Janeiro.

    Sheila Castilhori e Família

  7. Meus sinceros votos de parabéns pela nomeação do caro Pe. Lúcio Flávio como novo Pró-reitor Comunitário! Fico muito feliz com a escolha na certeza que Deus o continuará iluminando nestes novos caminhos. Deixo também minhas palavras de apreco e de sucesso ao Pe. Miguel Martins, novo Provincial para o Nordeste, que, certamente, deixará saudades.

    A Assessoria Internacional juntamente com o NEAL e a Cátedra Adenauer estão à inteira disposição para continuarmos uma interação bastante produtiva e profícua com a PROCOM em seu sentido amplo de internacionalismo e cooperação interinstitucional.

    Parabéns e avante! Um abraço cordial e fraterno,

    Prof. Thales Castro
    Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais
    Reitoria da UNICAP

  8. Querido Lúcio
    Fiquei muito feliz ao saber da sua nomeação. Você merece e tenho
    certeza fará um ótimo trabalho. Fico torcendo para que tudo corra
    bem.
    Sem dúvida, um reconhecimento pela sua capacidade. Parabéns!

    Com carinho,
    Ana Maria (PUC-Rio)

  9. Obrigada pelo retorno, Pe. Rubens!
    Parabéns pelo 60 anos da Católica.
    Espero poder participar de alguma momento destas celebrações.
    Cordialmente,
    Maria Carmen C. Avelar

  10. Caro Pe. Lúcio,

    Meus cumprimentos por mais esta missão. Parabéns!
    Desejo a você sucesso e um bom trabalho!

    Pe. Fernando Duarte
    Jataí-GO.

  11. Querido Pe. Lúcio!

    Parabéns! Certamente você exercerá a função com muita humanidade. Que as bençãos de Deus te fortaleçam e te guiem.
    Imensamente contente com a nomeação.
    Compartilho de sua alegria.
    Grande abraço, Marivani. ( PUC-Rio)

  12. Oi Lúcio! Parabéns, recém estou abrindo os e-mail na UNISINOS e me encontrei com esta grata notícia. Vai fazer muito bem e conte com nossa colaboração e apoio. Um grande abraço
    Ana

  13. Olá Pe. Lúcio Flávio, quanto tempo, fico feliz em te reencontrar, quem fala é Enderson da paróquia Nossa Senhora das Graças na Vila Manoel Sátiro em Fortaleza, Parabéns!!!

  14. Padre Lúcio, parabéns pela nova missão que com certeza nela atuará com a competência e dedicação, aliadas ao carisma que lhe é peculiar. Com votos de sucesso.
    Profa. Valéria Lins – CCJ

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.