O Museu de Arqueologia promove oficina e mural de intervenção na 12º Primavera dos Museus

Nesta terça-feira, 18, o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco deu início à oficina e mural de intervenção com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o qual coordena a 12º Primavera dos Museus. Com o tema “Celebrando a educação em museus”, o público pode fazer uma viagem à arte antiga, expressando no mural de intervenção as suas próprias artes;  discutir, refletir e entender o antigo sistema de comunicação e expressões do passado. O objetivo da oficina é também o acesso à educação fora dos museus. Com o incêndio ocorrido no Museu Nacional  – RJ, ficou acordado que todas as peças produzidas durante a primavera iriam ter um símbolo de luto pelo museu.

“A gente selecionou alguns materiais demonstrativos como o carvão, a argila vermelha e a argila amarela. Eles podem pintar com a tinta expressando a composição do carvão, ocre, sangue animal, que eram basicamente as tintas essenciais da época, podendo utilizar como instrumento um pincel de bambu com espinhos de planta”, diz Roberta Richard Pinto, coordenadora do Museu de Arqueologia da Unicap.

O público teve a oportunidade de aprender sobre os tipos de pinturas e locais onde eram encontradas. Além de ter maior conhecimento sobre as gravuras rupestres, que são as figuras encontradas nas paredes de cavernas, feitas pelos homens há cerca de 40 mil anos, os participantes puderam observar e conhecer o grafismo puro,  zoomorfo, fitomorfo e antropomorfo, com explicações e exposições das determinadas artes. “Uma arte tão antiga que conecta a pessoa a sua realidade simbólica e ao mundo que ela vive”, comenta Sérgio Mendonça, assessor técnico cultural do Museu de Arqueologia.

Quem esteve presente no primeiro dia de oficina se encantou com o momento. “Foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha experimentado desenhar desta forma e com esses materiais. Foi bastante útil pra gente, principalmente pelo conhecimento”, contou Isabela Castello, aluna do colégio Liceu Nóbrega.

A oficina acontece até quinta-feira, 20, no pátio do Liceu. O evento é gratuito e aberto ao público. Confira a programação em http://programacao.museus.gov.br/.

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário