Novo curso de Sistemas para Internet foca na empregabilidade do aluno

A volta as aulas representou um momento especial para os alunos do novo curso de Sistemas para Internet que vivem um clima de expectativa ao fazerem parte da primeira turma de uma graduação tecnológica inovadora. O projeto pedagógico norteado por metodologias ativas e a grade curricular voltada para o desenvolvimento das competências são focados na empregabilidade dos futuros profissionais formados pela Unicap. O curso foi desenvolvido em parceria com o Porto Digital.

O co-branding foi destacado pelo Pró-reitor Administrativo, Márcio Waked, durante a aula inaugural realizada na noite desta segunda-feira (17), no auditório Dom Helder Camara. “É uma parceria extremamente importante porque inaugura o desembarque da Católica no Porto Digital, sobretudo colaborando e complementando para esse ecossistema, pensando no desenvolvimento do nosso Estado e da nossa região. Dou as boas-vindas a vocês dizendo que estão no lugar certo, com a equipe certa e que isso é a receita de uma jornada de sucesso”.

Além do coordenador Robson Lins, o evento contou também com a presença da diretora da Unicap Icam International School (antigo Centro de Ciência e Tecnologia), Andréa Câmara. Ela ressaltou a importância do estudante na construção do aprendizado. “É um curso no qual vocês serão protagonistas, de fato, do conhecimento. Vocês vão deixar de ser aluno meramente receptor para participar ativamente da formação de vocês. E isso é um diferencial muito grande”, disse Andrea se referindo à resolução de problemas reais trazidos por empresas para dentro de sala de aula.

O mercado de trabalho na área de tecnologia está aquecido e com vagas ociosas à espera de mão de obra qualificada. É que afirma Carla Porfírio, da área de Gestão de Pessoas e Empregabilidade do Porto Digital. De acordo com ela, as empresas abrirão 3.258 postos de trabalho este ano. “O Porto vai propiciar toda uma interação de vocês com as empresas do parque”, disse ela chamando a atenção para a empregabilidade do curso criado com a Católica.

Ao todo, o Porto Digital reúne 339 empresas responsáveis por um faturamento de R$ 2,35 bilhões em 2019. A perspectiva de crescimento é de 23,94% para 2020. Atualmente, o Porto conta com 11.659 colaboradores. Os números foram apresentados pelo presidente da instituição Pierre Lucena. Ele explicou ainda que o Porto Digital tem como propósito requalificar o tecido urbano central, cultural e histórico, além de desenvolver um cluster global de inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). “Nós somos um ecossistema de inovação, um espaço onde as pessoas trabalham com conhecimento e produzem coisas novas”.

Pierre também destacou a importância da parceria entre a Católica e o Porto Digital. “Cursos como esse que nós estamos fazendo com a Unicap, na verdade, aumentam o potencial que a gente precisa ter dentro do Porto Digital. A nossa luta é para que vocês saiam empregados daqui”.

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.