Museu de Arqueologia promove nova Live no sábado

Por José Neto

O Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com pesquisadores e arqueólogos do Brasil, vai apresentar na Live desse sábado, dia 20 de junho, às 15h, uma forma de conhecimento arqueológico mais lúdico para o público. 

O objetivo das arqueólogas do Laboratório Cultural de São Paulo, Angelica Morais e Carla Pequini, era ensinar sobre cerâmica e registros rupestres usando argila.  Mas aí veio a ideia de produzir esse material de uma maneira mais acessível, pois com o isolamento social e o comércio ainda em fase inicial de abertura não seria fácil, para aqueles que não possuem em casa, encontrar argila e participar desse momento.

Então veio a ideia de fazer em formato de biscoito, que é algo que reúne a família dentro de casa em um momento de confraternização familiar. Uma receita que ensina também a importância dos registros rupestres, do que são as cerâmicas e das tradições dentro do Nordeste. Colocar a mão na massa é a melhor forma de absorver o conhecimento, como afirma a coordenadora do museu e professora do curso de Ciências Biológicas, Roberta Richard Pinto. “A produção manual de uma peça tende a criar uma memória afetiva e um conhecimento mais aprofundado quando produzimos um objeto”.

O Museu da Unicap é único para a região do Nordeste por seu conhecimento científico produzido e a sua aproximação com a sociedade. “A gente sabe a existência dos nossos antepassados, mas pouco sabemos sobre eles e qual a história deles”, completa Roberta.  O museu transpõe não somente o conhecimento da ciência, mas também, como uma forma de retorno desse conhecimento para sociedade.

A Live será transmitida pelo instagram do museu, @museunicap. Para saber mais informações sobre o museu, basta acessar a página do facebook https://m.facebook.com/museunicap/?ref=bookmarks ou o site http://museu.unicap.br/.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.