Missa especial abre o semestre dos cursos de Filosofia e Teologia da Unicap

A Capela da Universidade Católica de Pernambuco estava completamente lotada, na tarde desta terça-feira (6) para a missa que marcou a abertura do semestre letivos dos cursos de Filosofia e Teologia. Funcionários, professores, alunos e integrantes da comunidade jesuíta acompanharam a missa presidida pelo Reitor Padre Pedro Rubens.

Padre Pedro iniciou a missa apresentando os novos professores e os novos alunos que estavam iniciando os estudos, a maioria composta por seminaristas das sete dioceses de Pernambuco e uma do Piauí (Floriano). Durante as boas vindas, ele falou da contribuição da Universidade na formação dos futuros padres. “Na Universidade, os futuros agentes pastorais têm a oportunidade de testemunhar e aprofundar o conhecimento da fé para se preparar melhor para a missão”.

Durante a homilia, Padre Pedro falou sobre questionamentos a respeito da presença de Deus entre nós seres humanos a partir das escrituras de Salomão e Isaías e como essas questões foram abordadas ao longo do tempo pelo judaísmo e cristianismo. Ele relacionou esses escritos com a formação dos alunos.

“Temos que ter a lucidez que a formação é um processo longo, amplo e complexo. Primeiro, cada um de vocês trouxe valores culturais e familiares que são originários. Vão marcar vocês a vida toda. Segundo, a formação catequética, a comunidade que vocês participavam, a comunidade eclesial ou grupos que ajudaram a dar esse passo. Terceiro, a formação do seminário (não falo aqui em ordem de grandeza, mas de história). Essa contribuição da Universidade numa dimensão, que não preenche todas as dimensões, que é a formação acadêmica. Esses dois cursos podem ajudar a cada um de vocês a exercitarem um bom discernimento ou terem as ferramentas de um bom discernimento para o aprofundamento de uma vida espiritual diante do Senhor”.

Ao final, Padre Pedro desejou um bom ano letivo a todos. “Que nós possamos ter um ano fecundo, estudos aprofundados e assim que nóspossamos merecer o nome de seguidor de Jesus na trilha do evangelho”. Um tom de boas vindas também marcou a fala do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas e coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz. “Que neste ano em que a Universidade celebra 75 anos, este semestre seja repleto de sabedoria, de conhecimento e de alegria”.

Projeto Alumiar – Antes da bênção final, Padre André Araújo convidou os presentes para participar do retorno do Projeto Alumiar. Às quartas-feiras, às 18h, a Capela ganha uma iluminação especial de velas para a realização de orações guiadas. O projeto é inspirado na Comunidade Taize, na França.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário