Boletim Unicap

Católica lança Programa de Voluntariado Universitário – VOU

Fotos: Marcela Dubourcq

A comunidade acadêmica conheceu, no fim da tarde desta terça-feira (18), o Programa de Voluntariado Universitário (VOU). A iniciativa foi apresentada pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, no auditório Dom Helder Camara, onde estiveram reunidos alunos, professores, coordenadores de curso e gestores da Universidade. Também participaram do lançamento o diretor da Comillas Solidária (projeto da Universidade de Comillas, em Madri), Carlos Prieto Dávila, e o estudante jesuíta João Elton de Jesus, que vai coordenar o VOU.

Padre Pedro destacou que o VOU é “a sistematização dessas experiências de uma forma nova e inovadora. São experiências que já mudaram a vida de muita gente e podem mudar a de vocês também”, disse ele ao falar sobre as vivências na comunidade de Vazantes, no interior do Ceará, onde a Comillas já realiza atividades voluntárias há três anos junto com alunos da Unicap.

Prieto falou sobre as experiências de voluntariado em alguns países da Europa enfatizando a forma jesuíta de fomentar essas iniciativas. “Nossa Obra quer formar excelentes profissionais com formação integral para construir um mundo melhor, mais humano. Não queremos formar bons profissionais para um mundo fracassado, queremos profissionais  conscientes da realidade que os cercam.”

Felipe, Liz e Vitor contaram suas experiências

Alunos da Católica que participam de projetos voluntários contaram um pouco de sua vivência em Vazantes, onde atuaram em parceria com o movimento de educação popular Fé e Alegria. “Essa experiência foi uma reafirmação da minha caminhada, das minhas crenças num mundo melhor. Não é mero paternalismo ou assistencialismo, é uma partilha. O contato com esses diversos ‘Brasis’ é gratificante”, disse o aluno de História Felipe Xavier.

A gestão do VOU será feita a partir do Instituto Humanitas Unicap (IHU). “Seremos os responsáveis pela certificação e preparação já que o Humanitas está transversalmente conectado a todos os centros e cursos da Universidade”, explicou o Pró-reitor Comunitário da Unicap e coordenador do IHU, Padre Lúcio Flávio.

João de Jesus explicou o perfil necessário para quem deseja participar do VOU, bem como os locais de realização, responsabilidades, benefícios, seleção e inscrição. Informações que estão disponíveis no www.unicap.br/vou. “Vamos organizar o trabalho de voluntariado que já existe aqui na Católica, sistematizando e propondo outras atividades novas. A coordenação, na verdade, é uma articulação de algo que já existe aqui na Unicap”.

print
Compartilhe:

Deixe uma resposta