Juíza do Trabalho faz palestra na Aula Inaugural da especialização em Direito do Trabalho

A especialização em Direito do Trabalho da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite de quinta-feira (30), no anfiteatro do bloco G4, a sua Aula Magna, com palestra da Juíza do Trabalho Roberta Araújo. Ela abordou o tema “Desafios contemporâneos do direito do trabalho”.

“Procuramos dar um enfoque de todo esse processo de crise e questionamento que hoje recai sobre o Direito do Trabalho e a legislação trabalhista, trazendo uma reflexão sobre como isso, sempre, ao longo da história, esteve atrelado a todas as crises que o sistema capitalista vivencia.  Então, essas crises  econômicas  sempre põem em xeque o direito do trabalho porque representa o limite dentro dessa relação do capital e do trabalho”, destacou a juíza.

A palestra também tratou sobre como esse cenário traz inúmeros desafios para o Direito do Trabalho, não só para preservar os seus princípios e valores fundamentais, que hoje estão ameaçados com a pauta da reforma trabalhista. “Também procuramos falar um pouco sobre o foco da reforma e entender aos desafios de se readequar e de se moldar a esse novo mercado globalizado com a utilização maciça da tecnologia da informação”, completou a magistrada.

Com uma competitividade acirrada e muita funcionalidade, o Direito do Trabalho precisa se reciclar para conseguir albergar essa massa imensa de trabalhadores que hoje está nesses novos focos do mercado e que, portanto, não se enquadra nos conceitos tradicionais de empregado e subordinado e fica à margem de qualquer proteção.

A noite veio para ressaltar a importância de se reconhecer e dialogar com o Direito do Trabalho para que possa haver uma adequação e modernização, não a partir de um retrocesso, e sim do que já foi conquistado e consolidado. “Mudar para avançar, não para retroceder”, definiria bem o discurso da aula magna.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.