IV Congresso Latino-Americano de Democracia e Direitos Sociais teve professor da Unicap entre os conferencistas

A proteção de direitos sociais em tempos de ameaças à democracia nortearam as discussões do IV Congresso Latino-Americano de Democracia e Direitos Sociais. O evento realizado na PUC-SP e na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo teve o Prof. Dr. Glauco Salomão Leite entre os conferencistas. O evento aocnteceu nos últimos dias 11 e 12 de março.

“Esta foi a quarta oportunidade em que a Rede Latino-Americana de pesquisadores sobre Estado de Direito, Democracia e Direitos Sociais, constituída por acadêmicos de várias instituições latino-americanas, se reuniu de maneira organizada para apresentar e discutir seus tópicos de pesquisa sobre direitos fundamentais e instituições”, destaca Glauco que atua na graduação e pós-graduação em Direito da Unicap.

Ainda de acordo com ele, o primeiro encontro ocorreu no Brasil em 2017 e foi organizado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. O segundo aconteceu na Argentina , em 2018, organizado pela Universidade Nacional de Rosário. O terceiro, em Santiago, na Universidade de Talca, em outubro de 2019. Na ocasião, o Conselho da Rede Latino-Americana de Democracia e Direitos Sociais (REDESS) aprovou que a edição de 2020 se daria novamente na cidade de São Paulo.

O programa do evento, que vem contando com o apoio da fundação Konrad Adenauer Stiftung, previu debates com tópicos previamente acordados a partir do que vem sendo estudado pelos grupos de pesquisa que formam a Rede. São pesquisadores de universidades do Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Uruguai e países convidados.

O professor Glauco conta ainda que houve espaço para apresentação de trabalhos por alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), apresentação de livros, curso aberto ao público sobre “Litígios estratégicos em matéria de Direitos Humanos”, mesas de debates sobre trabalhos produzidos ou em produção pelos membros da rede, dentre outras atividades.

“Desde a formação da Rede, o Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap (PPGD) participa ativamente, o que reforça seu processo de internacionalização e consolida sua importância na região”, destaca Glauco Salomão.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.