Inscrições abertas para o Voluntariado Universitário (VOU!)

Estão abertas as inscrições para duas novas modalidades de voluntariado organizadas pela Universidade Católica de Pernambuco. Agora, além das atividades das férias, o universitário interessado em prestar algum serviço voluntário pode se inscrever em um programa mensal ou até mesmo de atividades contínuas.

O voluntariado mensal acontece sempre no primeiro final de semana de cada mês. São atividades com crianças na Paróquia do Sagrado Coração administrada pelos jesuítas, no bairro do Passarinho, em Olinda, e também na Paróquia de Nossa Senhora de Piedade, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

“No caso do Recife, os voluntários vão lidar também com adultos da comunidade, além de servir refeições a pessoas em situação de rua”, explicou o coordenador do programa Voluntariado Universitário da Unicap (VOU!), o jesuíta João Elton. Ainda de acordo com ele, aos sábados estão previstas as atividades de campo e aos domingos os voluntários recebem orientações sobre as normas do programa, além “da formação humana, partilha de experiências e projetos de vida”.

Outra modalidade de voluntariado é a contínua. “O aluno tendo interesse, nós encaminhamos à entidades parceiras”, completou. Ainda segundo João Elton, estudantes de outras instituições de ensino superior podem participar. Um pré-cadastro deve ser feito no www.unicap.br/vou e depois será feita uma seleção. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4346. Todos os participantes recebem certificados.

Jornada – O anúncio das novas modalidades de voluntariado da Católica foi feito durante a 2ª Jornada Internacional de Voluntariado da Unicap, que aconteceu na semana passada, no auditório Dom Helder Camara.

Na ocasião, o diretor da Comillas Solidária, programa de voluntariado da Universidade de Comillas, na Espanha, Carlos Prieto D’Ávila, falou sobre os quatro anos de parceria com a Unicap. Juntas, as duas universidades já realizaram três experiências com jovens voluntários na comunidade de Vazantes, no Interior do Ceará.

Também participaram da Jornada, Evenice Neta e o Padre Paulo Leandro. Eles falaram das experiências do Magis, programa de voluntariado dos jesuítas presentes em todo o Brasil.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.