Inclusão é tema de palestra na Astepi

O coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Católica e professor do curso de Direito, Matheus Costa Pereira, promoveuno dia 17 de outubro o evento Repensando a Inclusão, com uma palestra aberta ao público no auditório da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (ASTEPI). O convidado foi Paulo Fernando Silva, gerente do setor da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife e deficiente visual. Paulo discutiu sobre a prática do dia a dia e a convivência com a deficiência, a questão da violação de direitos e o processo de inclusão no trabalho, na educação, no lazer, esportes etc.

“O diferencial de hoje é principalmente o palestrante. A ideia do Repensar a Inclusão é sempre trazer um convidado novo. Como esse evento, que está sendo feito regularmente, é preocupado com a inclusão por um viés mais prático, a experiência do palestrante acaba sendo o que mais pesa, e essa experiência é, de fato, a base da nossa conversa”, disse o Prof. Matheus Costa Pereira.

“Pra mim, o mais importante é abordar o histórico da pessoa com deficiência, além da questão da legislação, e dicas de convivência, ou seja, como é que esse aluno de graduação de hoje irá lidar com seu cliente com algum tipo de deficiência, por exemplo, no meio profissional no futuro? É importante tratar do processo de acessibilidade e inclusão, pois uma coisa não acontece sem a outra. Conta muito também a minha experiência no lado profissional e também na condição de pessoa com deficiência visual, no meu caso, adquirida”, ressaltou Paulo Fernando.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.