Humanitas Unicap realiza formação sobre Economia Solidária

O Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco, IHU; a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, e o Observatório Luciano Mendes de Almeida, OLMA, realizaram nesta quarta-feira, dia 15, no Espaço Loyola, térreo do bloco B da Católica, a primeira formação do Projeto “Articulando Redes Internas, Fortalecendo Redes Externas”.

A capacitação de hoje aconteceu das 8h às 18h com a temática “Histórico da ECOSOL no Brasil e seus princípios orientadores: cooperação, solidariedade e autogestão”, ministrada pela Profa. Dra. Marília Veronese, da Unisinos. O trabalho se deu de forma vivencial, por meio de uma oficina com trabalho coletivo de grupo, através da metodologia da sociopoética, que utiliza técnicas artísticas, como o Teatro de Oprimido de Augusto Boal.

Durante a manhã e à tarde foi discutido o tema da economia solidária no Brasil, como se estabelece, quais são suas raízes e como se pode buscar a construção de empreendimentos econômicos solidários que pratiquem a cooperação, que sejam autogestionários e pratiquem a solidariedade.

A professora da Unisinos ressaltou a importância da experiência vivenciada em sua aula. “Através de uma série de valores que nós cultivamos, nós aprendemos e nós colocamos em prática no nosso trabalho de grupo, das cooperativas e das associações e todos os empreendimentos que se propõem a fazer o trabalho e comercializar o seu produto coletivamente por meio de uma forma de economia que seja voltada para maximização do bem-estar das pessoas e das comunidades, não para a maximização do lucro”, destacou a professora Marília Veronese.

Dentro do que foi abordado sobre economia solidária, a professora citou exemplos de Atividades Econômicas e Organizações Solidárias. Nas Atividades Econômicas: produção de bens; prestação de serviços; finanças solidárias; comércio justo e consumo solidário. nas organizações Solidárias os exemplos foram: cooperativas; associações; empresas de autogestão; grupos solidários, redes solidárias e clubes de trocas.

O Projeto é uma formação dividida em quatro encontros, dois em agosto e os outros dois em setembro, sobre economia solidária para empreendimentos ligados ao Espaço de Comercialização e Formação da Economia Solidária (ESCOFES) e outros empreendimentos de Pernambuco que se interessaram em participar.

“Esse projeto é uma grande oportunidade de ampliarmos os nossos horizontes, no combate às desigualdades do atual sistema e na construção e elaboração de outro modo de produzir, consumir, de pensar e, principalmente, de como agir com as pessoas e com nosso planeta“, ressaltou o representante do Instituto Humanitas Unicap e responsável pelo ESCOFES, Carlos Vieira.

Acompanhe as datas das próximas edições da formação do Projeto “Articulando Redes Internas, Fortalecendo Redes Externas”:

  • Dia 29/08 – 8h às 18h – Incubadoras de Empreendimento da Economia Solidária: experiência de formalização, funcionamento e comercialização – Profa. MSc. Renata dos Santos – Unisinos;
  • Dia 12/09 – 8h às 18h – Gestão da Economia Solidária – Prof. MSc. Silas Pacheco Figueira – Unicap;
  • Dia 26/09 – 8h às 18h – Inovação e empreendedorismo social – Prof. MSc. José Sales Vidal – Unicap.
print
Compartilhe:

Deixe um comentário