Boletim Unicap

Fotografia realiza mostra no Museu da Cidade do Recife

O curso Superior de Tecnologia em Fotografia e a Especialização em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, da Universidade Católica de Pernambuco, realizam a mostra de fotos e vídeos “Fotografia & Audiovisual em Confra”, às 17h do dia 9 de dezembro, no Museu da Cidade Do Recife, no Forte das Cinco Pontas. O evento tem o apoio do Museu da Cidade do Recife.

Texto do ensaio do aluno Douglas Fagner, com fotos de Bertoldo Krause e José Nunes

Nas escadarias estreitas do coração de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, milhares de pessoas vestidas de azul e branco subiam de joelhos os intermináveis degraus do Morro da Conceição. Em seus rostos o choro do sacrifício que cicatriza as chagas da vida, o suor e as lágrimas. Saúdam Nossa Senhora em preces ao longo de todo o dia, entre uma missa e outra. Seus pedidos são fragmentos de histórias de fé, agradecimento e devoção. Na festa que celebra a santa de manto azul e branco, o sagrado e o profano se misturam.

O homem religioso se esforça por manter-se o máximo de tempo possível em um universo sagrado e, consequentemente, como se apresenta sua experiência total de vida em relação à experiência do homem privado de sentimento religioso, do homem que vive, ou deseja viver em um mundo dessacralizado.

A simbiose desta experiencia pode criar uma percepção alternativa da realidade e resultados realmente únicos para quem se dispõe a analisá-la. Usando da técnica de dupla exposição fiz um registro da festa mais popular e conhecida da região metropolitana do Recife, Festa do Morro, A dupla-exposição é uma das características mais criativas da fotografia e o resultado inesperado cria algo verdadeiramente único através da justaposição de duas imagens.

print

Compartilhe:

Deixe uma resposta