“Flautista” de 2.000 anos terá o seu rosto revelado em abril

Parece história de ficção científica, mas não é. Graças a técnica de reconstrução facial forense um crânio de aproximadamente 2.000 anos a.p. (antes do presente) pertencente ao acervo científico do Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco terá a sua face reconstruída pelas mãos da ciência.

Uma equipe multidisciplinar formada pela bióloga Dra. Roberta Richard Pinto (Coordenadora do Museu de Arqueologia, UNICAP), o cirurgião plástico Pablo Maricevich, o 3D designer Cicero Moraes, o Historiador Dr. Luiz Carlos Luiz Marques (Professor do Curso de Licenciatura em História, e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Católica de Pernambuco) e os arqueólogos MSc. Flávio Moraes (Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos – NUPEAH-UFAL/Campus Sertão) e Dra. Daniela Cisneiros Silva Mützenberg (Professora do Curso de Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, e Pesquisadora da FUMDHAM), está encarregada da missão.

A primeira parte do projeto consistiu em digitalizar o crânio (catalogado como FE11) em 3D, utilizando-se a técnica de fotogrametria, grosso modo, um escaneamento 3D feito a partir de fotografias digitais. Uma vez que o crânio é digitalizado, os especialistas poderão modelar sobre ele os músculos principais da face e complementam com o restante dos chamados tecidos moles (gorduras, glândulas, etc.), projetando a espessura da pele com tabelas estatísticas levantadas em uma população próxima à do crânio. Todo o trabalho é feito tomando como base uma vasta bibliografia científica produzida desde o ano de 1895.

O resultado do trabalho será apresentado no dia 24 de abril de 2018, às 19 horas, em um evento aberto à comunidade, promovido pelo Museu de Arqueologia, Universidade Católica de Pernambuco e contará com a presença de todos os especialistas envolvidos no projeto. A reconstituição facial deste indivíduo possibilitará conhecermos a face da população Pré-histórica da Furna do Estrago que vem sendo associada ao Homem Nordestino.

Sobre o crânio

Resultado de uma escavação iniciada ainda na década de 80, pela arqueóloga Jeannette Maria Dias de Lima, então coordenadora do Laboratório de Arqueologia da UNICAP, o material osteológico humano proveniente do Sítio Furna do Estrago proporcionou a ampliação do conhecimento acerca das condições de saúde de povos que viveram na ré-história, bem como seus padrões de sepultamento e consequentemente sua relação com o universo cosmológico. O crânio, objeto deste estudo é de um indivíduo adulto, do sexo masculino, com idade à morte estimada em aproximadamente 45 anos. Ele destacou-se, entre os demais 83 encontrados no sítio arqueológico, por particularidades de seu esqueleto e do “enxoval” funerário, que são chamados os elementos enterrados juntamente com o corpo. Chamou a atenção, em primeiro lugar, uma flauta, confeccionada possivelmente em uma tíbia humana, que o falecido portava entre os braços, por isso o nome “o flautista”. De seu “enxoval” funerário constavam ainda, 22 contas de semente, restos de um provável colar, e fibras vegetais envolvendo o crânio, como preparação para o sepultamento.

O indivíduo apresenta ainda sinais de uma fratura na bacia (também preservada no sítio), perfeitamente cicatrizada e de abcessos no crânio na região da mandíbula. A flauta, tão carinhosamente colocada e a fratura consolidada podem falar muito do nível cultural daquela sociedade: de cuidados intensos durante o longo período de imobilidade, e do gosto musical e de eventuais cerimônias de cunho religioso. Já os abcessos, provenientes provavelmente de processos infecciosos, encontrados em grande número nos demais esqueletos do sítio, mais frequentes nos homens que nas mulheres, sugerem diferenças na composição da dieta da comunidade da Furna do Estrago. Uma dieta mais diversificada de vegetais essencialmente duros e de composição abrasiva e, portanto, não exclusivamente carnívora. Fato também comprovado através da análise das fezes em outros estudos, em que se encontrou diversas fibras vegetais.

Sobre o Museu

Inaugurado em 03 de abril de 1987, o Museu de Arqueologia da UNICAP, com sua exposição “Um cemitério Indígena de 2.000 anos”, surgiu com o intuito de divulgar a Pré-História de Pernambuco, vinda dos achados arqueológicos da professora Jeannette Maria Dias de Lima. A coleção científica é constituída em grande parte por esqueletos humanos e diversos outros objetos arqueológicos que foram fruto das pesquisas realizadas pela professora no Sítio Arqueológico Furna do Estrago, Município Brejo da Madre de Deus em Pernambuco nas décadas de 1980 e 1990.

Desde sua inauguração, o Museu vem sendo visitado regularmente por professores, pesquisadores e estudantes das redes pública e privada do Estado. Em 2016, o Museu ganhou um novo endereço no Palácio da Soledade que é uma edificação tombada como Patrimônio Histórico do Recife, onde também teve início a Universidade Católica de Pernambuco, tendo sido a residência dos bispos de Olinda e Recife a partir de 1764.

O Museu de Arqueologia da UNICAP atende ao público em geral e realiza visitas guiadas com escolas da rede pública e privada. Quem se interessar em conhecer, entre em contato pelos telefones (81) 2119-4144; (81) 2119-4192 ou pelo site: museu.unicap.br e nas redes sociais: Museu De Arqueologia – Unicap (Facebook); @museunicap (Twitter e Instagram).

Sobre a Técnica de Reconstrução Facial

A reconstrução facial forense (RFF) é uma técnica auxiliar de reconhecimento facial, que utiliza um crânio para aproximar a aparência de um indivíduo em vida. O primeiro trabalho acadêmico sobre a técnica foi publicado pelo anatomista suíço Wilhelm His em 1985. A maioria dos especialistas neste campo seguem três métodos: o russo, desenvolvido pelo arqueólogo Mikhail M. Gerasimov (1907-1970), o método americano, desenvolvido no final da década de 1960 pela ilustradora médica Betty Pat Gatliff e o método de Manchester, desenvolvido no início da década de 1970 pelo ilustrador anatômico Richard Neave.

Os métodos supracitados foram desenvolvidos utilizando a técnica de escultura manual, mas hoje em dia parte significativa dos especialistas trocaram a argila pelo mouse, digitalizando todo o processo.

Etapas da RFF:

1) Para se proceder com a reconstrução facial forense, é necessário antes de tudo que se tenha um crânio digitalizado. A digitalização pode ser feita por tomografia computadorizada, por escaneamento a laser ou luz estruturada ou por fotogrametria. No caso do crânio do “Flautista” optou-se pela fotogrametrias, uma técnica que utiliza uma série de fotografias (de 30 a 70 tomadas) do crânio tiradas em círculo e enviadas a um programa de computador que converte a sequência de imagens em um objeto tridimensional.

2) O crânio é alinhado segundo o Plano de Frankfurt, que simula a posição do rosto quando o indivíduo está em pé. Em seguida são distribuídos ao longo da estrutura uma série de pinos, conhecidos como marcadores de espessura de tecido mole. Esses marcadores são posicionados em pontos conhecidos do crânio e são fruto de um levantamento feito em populações específicas para se saber qual a espessura de tecido mole (pele, músculos, gordura, etc) aquela região contém. Antigamente esse levantamento era feito em centenas de cadáveres utilizando agulhas que penetravam a pele dos mesmos até tocar os ossos. Hoje em dia esse levantamento é feito por ultrassom ou tomografia em indivíduos vivos. Além dos marcadores, o especialista modela os músculos principais da face para auxiliar a criação da superfície do rosto. O nariz é projetado utilizando como parâmetro os ossos nasais que, grosso modo, projetam o seu comprimento. A boca usa os dentes e os olhos como base de projeção e a orelha (a parte menos objetiva) é traçada por projeção da sobrancelha e da base do nariz.

3) A estrutura recebe uma espécie de massa virtual, que é esculpida utilizando como base a projeções feitas na etapa anterior. Assim que a face básica é finalizada ela recebe a pigmentação e cabelos.

OBS.: Todo o trabalho é feito com software livre e gratuito, disponível para download.

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