Ex-alunos da Unicap aprovados em doutorado na Rede Nordeste de Biotecnologia

Por Osmar Cordeiro – estagiário de Jornalismo

Dois ex-alunos da Católica foram aprovados no programa de pós-graduação, nível doutorado, da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Alexandre D’lamare e Julia Didier são graduados em Engenharia Química pela Universidade. Alexandre continuou sua formação na Católica e concluiu o mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. Julia fez o mestrado no programa de Ciências dos Materiais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Alexandre desenvolveu pesquisa sobre um filtro usando membranas de celulose bacteriana para a separação das misturas de água e óleo de efluentes industriais. Ele conta que teve a Profª Drª Leonie Asfora como sua orientadora e grande incentivadora do projeto, junto com a equipe de celulose.

Alexandre D’lamare

“Estudar na Católica, não só no mestrado, quanto na graduação, me moldou de forma incrível! Gosto tanto desse lugar, que às vezes as pessoas próximas perguntam onde é minha verdadeira casa”. Revelou o estudante, demonstrando gratidão pela contribuição da Universidade em sua aprovação no doutorado.

O projeto de Julia consiste na produção de celulose bacteriana, utilizando extratos vegetais com propriedades antioxidantes para aplicação cosmética. “A escolha desse tema se dá por ser uma continuação da Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, uma área bastante promissora e pouco reportada na leitura, tendo ainda sua publicação em uma revista internacional”, contou a estudante que, apesar de não ter feito o mestrado na Universidade, teve um grande auxílio dos conhecimentos adquiridos em sua graduação em Engenharia Química.

Para a professora Leonie Asfora, que trabalhou orientando ambos os projetos, o resultado final é muito positivo. “A aprovação traz uma mistura de sensações que envolve euforia, orgulho e satisfação de estar contribuindo para a qualificação profissional de mais um aluno. Cada conquista motiva cada vez mais para seguir em frente”, declarou a professora, que além dos dois alunos recentemente aprovados, também orientou outros dois ex-alunos da Católica, Cláudio Galdino e Ivson Silva que foram aprovados em março na Rede Nordeste de Biotecnologia.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.