Ex-aluna de Jornalismo faz exposição fotográfica sobre a Avenida Conde da Boa Vista

Já imaginou como seria ver o dia a dia de uma das principais vias do Recife registrado em fotografia? Nesta segunda-feira (8), a ex-aluna de Jornalismo da Unicap e fotógrafa Malu Didier te convida a realizar “Um Passeio Pela Avenida Conde da Boa Vista”, na Exposição Fotográfica que vai acontecer no Hall do Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife – Fafire, das 19h às 21h30. O projeto é resultado da disciplina de Auditoria da 5º turma de pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da Fafire, em parceria com a jornalista, que no ano passado explorou como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo, registros fotográficos da tradicional Avenida.
Foto: Malu Didier

Segundo Malu Didier, a escolha do tema se deu após frequentar, diariamente, durante quatro anos, o logradouro e perceber as surpresas que reservam o lugar. “Eu vi muita coisa bonita, muita cultura, gentileza, encontros, manifestações, elementos que verdadeiramente representam o centro do Recife. Mas também vi muita pobreza, falta de educação, violência”, conta a jornalista. A partir destas observações, ela resolveu incorporar essas dicotomias no projeto experimental. “Foi tudo completamente ‘in loco’ e eu nunca conseguia prever o que poderia fotografar naquele dia. Por isso para mim foi tão experimental e desafiador”, revela a jornalista formada pela Católica.

Na Mostra o público poderá conferir 20 fotos selecionadas pela curadora da exposição, Flora Negri, que abordam a visão cotidiana da jornalista e fotógrafa de forma ampla, trazendo um retrato do que se observa ao caminhar pelo Centro: o comércio, a mobilidade, as dificuldades, as humanidades, e como cada um desses aspectos se costuram para dar essência à Avenida.
A exposição chega em um momento importante para os recifenses, justamente em um período de mudanças para a via, o que reforça o caráter documental nas fotos. “A Mostra dá a chance do público perceber de uma forma mais contemplativa os elementos que vão ficar e os que vão sair dessa avenida, que é uma artéria tão importante no coração do Recife”, justifica a jornalista.
Quase um ano após a defesa do projeto, Malu não esconde a satisfação de ver um trabalho acadêmico saindo das portas da Universidade e sendo disponibilizado para a população. “Sensação de dever cumprido”, ressalta. Maria Luísa Didier, ou como é mais conhecida, Malu Didier, que atualmente está especializando-se em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual pela Unicap. Essa será a primeira exposição que apresentará aberta ao público.
Na ocasião, as pessoas também poderão conferir a Exposição fotográfica “Entre Confetes e Serpetinas – Carnaval de rua de Olinda”, do fotógrafo Roberto Rômulo.
Serviço:
Exposição Fotográfica “Um Passeio Pela Avenida Conde da Boa Vista”, da jornalista e fotógrafa Malu Didier
Hall do Auditório da Fafire – das 19h às 21h30.
Entrada gratuita
print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.