Boletim Unicap

Católica promove evento em comemoração ao Dia do Idoso

Da esquerda para direita, Nayana Pinheiro, Sirlene Silva e Cristina Brito.

Dezenas de pessoas da terceira idade participaram, na manhã desta quinta-feira (28), na Católica, do evento “Legalmente idoso – por um envelhecimento com dignidade, bem-estar e respeito”, promovido pela primeira turma da Especialização em Gerontologia da Unicap, pelo Laboratório de Família e Interação Social e pelo Instituto Humanitas Unicap em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro).

O evento contou com diversas palestras no Auditório Dom Helder, com a participação de profissionais de várias áreas que compareceram trazendo sua contribuição e conhecimento para ajudar na melhora da qualidade de vida dos idosos. “O evento procura oferecer palestras de orientação de como melhorar a qualidade de vida, como ter mais saúde física e mental. Então, temos vários profissionais da área de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. Há também pessoas de Direito, ajudando e orientando sobre os direitos da pessoa idosa. O Conselho Estadual da Pessoa Idosa e o INSS também estiveram presentes. Essa é uma ação em conjunto para prestigiar o idoso”, disse a coordenadora geral do evento, Sirlene Silva.

 

Simultaneamente às palestras, fora do auditório, no hall do bloco A, foram realizadas diversas ações para prestar serviços aos idosos, nas áreas de enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e direito, além de oficinas de artesanato, crochê e pintura.

Para a odontóloga Priscila Medeiros Tenório, “o evento mostrou aos idosos como ter uma melhora na qualidade de vida e um envelhecimento ativo”. Priscila realizou uma palestra durante com o tema “Saúde Bocal na Terceira Idade”, com orientação sobre a higiene da boca e da prótese e falando sobre o câncer bucal. A senhora Maria Célia Dito de Freitas, de 62 anos, compareceu ao evento e disse que o achou maravilhoso e de grande importância para os idosos, pois foi uma oportunidade para ter conhecimento sobre assuntos importantes da idade e tirar dúvidas com os palestrantes.

A ideia de realizar o evento surgiu a partir da paixão de Sirlene Silva por idosos, em conjunto com a primeira turma da Especialização em Gerontologia da Unicap, para comemorar o Dia do Idoso, com o intuito de ajudá-los e homenageá-los. Para Sirlene, “a velhice traz com si suas dificuldades, mas também traz a experiência, que é o que de mais nobre o ser humano tem. Suas experiência, suas vivências e sua memória, ninguém pode tomar”.

print

Compartilhe:

Deixe uma resposta