Estudantes de Engenharia da Complexidade retornam às aulas práticas

As medidas de segurança adotadas pelo protocolo de convivência ao novo coronavírus não foram capazes de diminuir a animação da primeira turma do curso de Engenharia da Complexidade no retorno às atividades práticas presenciais na Unicap-Icam International School neste segundo semestre do ano. Nesta última quinta-feira, 20, os estudantes participaram de uma aula prática sob a orientação do professor Leonardo Souza. A atividade faz parte do projeto do primeiro ano do curso, que consiste na análise e otimização de um sistema de drone. “Neste retorno às atividades práticas, percebemos que essa vontade do retorno não era só dos professores. Era também dos alunos. O curso tem muito conteúdo prático, de colocar a mão na massa. Então, eles estavam com muita vontade de voltar às atividades”, pontuou.

Na primeira atividade prática do semestre, os alunos fizeram um ensaio mecânico para avaliar a resistência à flexão do braço do drone. “Isso faz parte do projeto anual do curso que eles avaliam as diferentes partes do drone, seja de material, de mecânica, de eletrônica, seja pela programação do seu sistema operacional”, explicou Leonardo. “Essa atividade faz parte de uma prática de um PBL (Problem-Based Learning) e eles estão conseguindo fazer testes, análises práticas com esse sistema com autonomia. Eles montaram um ensaio e identificaram onde pode ser melhorado e o que podem fazer para isso. Estão desenvolvendo habilidades práticas, além dos conteúdos, de uma etapa de um projeto”.

O coordenador do curso, o professor Fernando Artur Nogueira, não escondeu o entusiasmo na volta dos estudantes, mas faz questão de ressaltar que todos os protocolos de segurança estão sendo adotados à risca pela instituição. “A expectativa desse retorno é muito positiva porque os alunos e também os professores estão realmente muito engajados e animados com a continuidade do curso e houve recentemente uma efetiva sinalização do Governo do Estado de que as atividades práticas podem voltar a ocorrer no campus. Como estas atividades práticas são muito importantes para a formação dos alunos, pontua o professor, o seu retorno é um fator decisivo para a manutenção do envolvimento dos alunos com o Curso. “Nesse segundo semestre temos um plano de retorno que começa a ser aplicado já na semana que vem, com o retorno das atividades práticas pouco a pouco, com toda a segurança recomendada pelos órgãos de saúde do Brasil e de fora do Brasil”.

Entre os cuidados, estão o uso de máscara por todos (alunos e professores), a não aglomeração dos estudantes, a utilização de álcool para higienização de equipamentos e disponíveis aos estudantes, além da realização de atividades em locais espaçosos e ventilados. “Eu tenho a expectativa que esse processo de evolução do retorno vá se consolidando ao longo do controle sobre a pandemia da Covid-19. A expectativa é muito positiva tanto dos professores como dos alunos”.

Os alunos do curso de Engenharia da Complexidade não pararam as atividades em virtude da política de isolamento social para combater o contágio do novo coronavírus. Além das aulas remotas, os estudantes também receberam materiais em casa para realização de atividades práticas. O professor Fernando Nogueira destaca que esse semestre o planejamento é que as aulas continuem de forma híbrida, com conteúdos remotos e parte dos conteúdos práticos na Unicap-Icam. “Esse curso já tem uma característica que trabalha a autonomia do aluno, ele tem muita atividade a fazer orientado pelo professor, de modo que essa adaptação que todo mundo teve que fazer automaticamente não foi traumática e difícil para o curso”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.