Estudante de Direito da Unicap participa de competição promovida pelo ICP Jovem

O aluno Hugo Matheus Castro, 22 anos, do 9º período do curso de Direito, está participando da I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, evento organizado pelo Instituto de Ciências Penais Jovem (ICP Jovem), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.  A competição, de nível nacional, consiste em duas fases.

A primeira, será a escrita eliminatória, realizada exclusivamente pela internet, onde os estudantes enviarão suas peças redigidas. Na segunda, serão promovidos os discursos orais. Devido à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus no país, o calendário oficial sofreu alteração. A fase oral, que antes seria realizada em outubro deste ano, foi prorrogada para março de 2021. Os trabalhos escritos que seriam inicialmente submetidos em agosto, foram prorrogados para outubro próximo. Caso continue as políticas de isolamento no ano que vem, todo o evento será realizado via internet.

Hugo mencionou que sempre teve a curiosidade em participar de um evento deste porte. “Quando soube dessa competição, era tudo que eu estava esperando. Então, fiquei muito empolgado e comecei a me organizar para tentar montar uma equipe que pudesse competir”, salientou. A equipe que ele montou conta com a participação de oito estudantes, com a orientação da professora Érica Babini, atual vice coordenadora do Programa de Pôs Graduação em Direito (PPGD) e pelo mestrando da Católica Victor Pontes, que é advogado criminal.  Ele enfatizou que a disciplina de Direito Penal I, na qual ele foi monitor por dois semestres, aumentou o anseio para se dedicar por este tema.

Como a competição é realizada em equipes, a comissão organizadora solicita que cada uma tenha o seu próprio representante, para facilitar a comunicação com os demais integrantes junto ao ICP. Como Hugo teve a ideia de criar a equipe, ele passou a ser o representante do grupo.

O estudante destacou a importância dessa exposição nacional que a competição traz para os alunos de Direito pôr em prática o conhecimento teórico que adquiriu na Universidade. “Nós estamos competindo com alunos das melhores faculdades de Direito do Brasil, sendo orientados pelas pessoas com quem estudamos. Essa competição é uma oportunidade de desmistificar e desconstruir o centro de produção sul-sudeste. É uma oportunidade de nós mostrarmos que também saem grandes juristas do Nordeste, não à toa termos em Pernambuco a primeira faculdade de Direto do Brasil. Então acho que essa competição pode proporcionar uma boa oportunidade de mostrar o nível e a qualidade que nós temos aqui. Claro, vai ser muito difícil, mas estamos dando o nosso melhor’ finaliza, Hugo.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.