Boletim Unicap

Empresa do professor Márcio Waked recebe voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife

A empresa Bio Fair Trade, que tem como diretor-executivo o professor do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco Márcio Waked, recebeu voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife por ter sido a primeira empresa brasileira a conquistar o selo do Sistema de Garantia da WFTO – Organização Mundial de Comércio Justo. O requerimento para o voto de aplauso foi de autoria do vereador Rodrigo Coutinho.

O selo permite que os consumidores identifiquem produtos artesanais e alimentos que atendem a rigorosos critérios econômicos, sociais e ambientais. Para ter o direito de uso deste selo, a Bio Fair Trade passou por um processo de auditoria para garantir que a empresa e os grupos produtivos ligados a ela realmente cumpram com os princípios do Comércio Justo.

A Bio Fair Trade é uma empresa social de comércio justo, que tem como principal objetivo apoiar pequenos grupos de artesãos brasileiros no acesso aos mercados. O seu compromisso é com o desenvolvimento sustentável destes grupos de artesãos e das comunidades nas quais eles estão inseridos. Por meio das negociações junto a clientes nacionais e internacionais, a Bio Fair Trade estabelece parcerias de longo prazo entre produtores e compradores, dentro dos princípios do comércio justo.

Desde 2007, a empresa trabalha para que milhares de pessoas em todo o Brasil tenham oportunidade de ter uma vida mais digna por meio do seu trabalho, desempenhando um importante papel de cidadania social. A Bio Fair Trade atua nas seguintes áreas:

• Comercialização de brindes corporativos e produtos artesanais brasileiros de comércio justo;
• Consultoria para inserção dos produtos dos artesãos no mercado;
• Assessoria de design para o desenvolvimento de produtos de acordo com as exigências dos mercados;
• Sensibilização junto aos produtores e compradores sobre os princípios do comércio justo;
• Consultoria para desenvolvimento e capacitação de grupos produtivos de artesanato e artes manuais;
• Consultoria em logística e exportação;
• Consultoria para Análise e Prospecção de Mercado;
• Cursos de Extensão e Pós-graduação em Liderança Inovadora e Negócios Sustentáveis.

Saiba mais sobre o comércio justo

O comércio justo surgiu em meados do século XX, nos Estados Unidos, e é definido pela WFTO – World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo) como uma “parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional. Ele contribui para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados – principalmente do sul”.

Destaca-se nesse conceito a preocupação com a sustentabilidade com foco nos países do hemisfério sul, onde se observam os piores índices de pobreza, desigualdade e qualidade de vida. De acordo com a WFTO, o comércio justo é baseado em um conjunto de normas e princípios, que devem ser seguidos pelas organizações e pelos produtores em suas atividades regulares.

print

Compartilhe:

Deixe uma resposta