Em Semana de Ciência e Tecnologia, Webinar introduz Computação Evolucionária

Por Maria Clara Ferreira

Nesta segunda-feira (19), enquanto é celebrada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2020, a Universidade Católica de Pernambuco realizou um Webinar de Introdução à Computação Evolucionária, aberto também para não alunos da instituição. O professor Lucas Rodolfo de Farias, Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comandou a palestra realizada virtualmente a partir das 16h30.

Em sua apresentação, o professor apresentou as noções básicas e iniciais sobre Computação Evolucionária, ramo de pesquisa da Inteligência Artificial que tenta solucionar problemas baseado na Teoria da Seleção Natural de Darwin, através de técnicas de otimização inspiradas na evolução natural das espécies. Assim, cria-se uma população de indivíduos para se reproduzir e competir pela sobrevivência. Entre outros tópicos, Lucas apontou onde ela pode ser usada: na Engenharia, em jogos, modelos financeiros, design de circuitos e bioinformática.

Em nome do Polo UNICAP, a professora Clarissa Daisy Albuquerque enfatizou a importância da Semana Nacional como instrumento de divulgação e democratização da ciência: “Criar soluções que facilitem a vida do homem e que possam ser compartilhadas por todos”. “Durante muito tempo a gente ficou fechado nos laboratórios”, ela lembra, afirmando que a pesquisa é essencial, mas a ciência também precisa ser divulgada. Com o tema ‘Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira’, a SNTC em Pernambuco é coordenada pelo Espaço Ciência.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.