É grande a expectativa pela chegada do grupo de peregrinas e peregrinos da Unicap

Professores e funcionários da Unicap participam de peregrinação com 30 dias de caminhada

Atendendo a uma convocação do Bispo da Diocese de Cratos, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, um grupo de peregrinos da Universidade Católica de Pernambuco  partiram em romaria da cidade do Juazeiro do Norte no Ceará rumo ao Recife em Pernambuco. A peregrinação, “À sombra do Juazeiro”, faz parte das homenagens aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão. O grupo de Romeiros batizou a peregrinação com a seguinte frase:  “De Cícero Romão a Dom Helder Camera”. Outra motivação para a caminha é a conclusão do doutorado no Programa de Ciências da Religião (PPGCR), do professor José Artur Peregrino, membro do Instituto Humanitas Unicap.

Durante a peregrinação os romeiros participam de rodas de conversa sobre a “espiritualidade do caminho” em escolas e sindicatos, igrejas e centros comunitários, com romeiros e pessoas interessadas no tema.  Além disso, os peregrinos  compartilham dos momentos de oração e da comida do povo pelas estradas, numa atitude de entrega, caminhando  a pé, sem carregar dinheiro ou alimentação.

A peregrinação é uma experiencia religiosa ecumênica que busca reanimar  a fé unindo o pó das estradas com a poeira dos livros, a convivência com os pobres e o estudo da Palavra de Deus. “À sombra do Juazeiro” traz as transformações da experiência popular no Juazeiro do Padre Cícero, no período de 1986 a 2016, onde analisa o fenômeno das romarias no intuito de perceber as novas configurações do sagrado na trama dos atuais desafios.

Juazeiro do Norte, Brejo Sando, São José do Belmonte, Serra Talhada, Custódia, Algodões, Arco Verde, Venturosa, Caetés, Garanhuns, Angelim, Quipapá, Palmares, Ribeirão e Escada estão no itinerário do grupo que deverá chegar à Igreja das Fronteiras, no Recife,  no dia 2 de fevereiro. Eles  estão na estrada desdo o dia 5 de janeiro quando saíram em caminhada da Matriz de Nossa Senhora das Dores do Juazeiro, no Juazeiro do Norte,  no Ceará.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.