Dom José Tolentino de Mendonça será nomeado cardeal pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou, neste domingo (01/09), no Vaticano, a nomeação do arcebispo português e professor visitante da Unicap, Dom José Tolentino Calaça de Mendonça, 53 anos, como cardeal. O consistório para a nomeação de 13 novos cardeais, dos quais dez poderão ser eleitores em um possível conclave, está marcado para o dia 5 de outubro. Dom Tolentino é atualmente bibliotecário e arquivista da Santa Sé.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, recebeu a notícia sobre a nomeação a caminho de Porto Alegre. “Dom Tolentino é um amigo de fé, um poeta de Deus, um homem apaixonado pela Igreja e apaixonante. Desde o nosso primeiro encontro em Lisboa, em 2009, ficamos grandes amigos. Ganhei um de seus livros, que devorei na viagem e nunca mais deixei de ler os seus textos”, destacou, complementando: “Quis editar seus livros no Brasil, ele aceitou com uma condição: que eu fizesse o prefácio. E assim foi com as duas grandes obras de teologia bíblica (“A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação” e “A Construção de Jesus”, ambas coedição Paulinas/Unicap)”. Padre Pedro conta que o Papa Francisco convidou Dom Tolentino para pregar um retiro no Vaticano e logo percebeu que, para a transformação que ele vem suscitando na Igreja, precisava também de um poeta místico!”

Em agosto de 2015, por iniciativa de Padre Pedro, a Unicap, em parceria com a Paulinas, lançou o primeiro livro do futuro cardeal no Brasil, “A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”. Na ocasião, o então Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa participou do lançamento da obra na Unicap, tendo feito parte de uma mesa com as presenças de Padre Pedro; do então diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Degislando Nóbrega; dos coordenadores dos cursos de Teologia, Maria Abraão, e Filosofia, Danilo Vaz-Curado;  e do doutorando em Ciências da Religião Luca Pacheco.

Em 2017, Dom Tolentino voltou à Unicap para lançar o livro “Libertar o tempo” durante a Semana de Estudos Bíblicos, promovida pelo Programa de Pós-Graduação e pela Graduação em Teologia da Católica. O lançamento contou com as presenças do Reitor e do jurista e imortal da Academia Pernambucana de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, que fez a apresentação da obra. Dos sete livros do futuro cardeal editados no Brasil, três foram lançados pela Unicap ( “A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”, “A Construção de Jesus” e “Libertar o tempo”) e Padre Pedro fez o prefácio de dois deles.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.