Curso de Medicina da Unicap retoma aulas práticas

Alunos do 1º ao 8º período do curso de Medicina da Unicap retomaram, nesta segunda-feira (14), as aulas práticas nos laboratórios e nos hospitais-escola Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia. A volta foi marcada por medidas de segurança e pela empolgação de alunos e professores. A Unicap lançou um protocolo de biossegurança com medidas de preservação, prevenção, controle, monitoramento e mitigação dos riscos para estudantes, professores e colaboradores da instituição.

Entre as medidas de segurança adotadas pela Unicap estão a redução do número de alunos por laboratórios, o uso obrigatório de máscaras de proteção, a medição da temperatura na entrada do Bloco J e a transferência de laboratórios de simulação para salas mais amplas. “A volta das aulas é importante para fazer cumprir o que diz a Portaria nº 544/2020 do Ministério da Educação (MEC). Ela diz que no curso médico não pode ter aula práticas utilizando os meios remotos, então, neste momento, planejamos a volta gradual das atividades práticas somente para os estudantes de medicina”, destaca o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), o professor Luiz Vital.

José Vitor Coutinho, estudante do 1º período de Medicina da Unicap

Entre os estudantes, mesmo sem poder abraçar os colegas, a ansiedade para o início das aulas era grande. “A experiência de iniciar as aulas presenciais foi fantástica. Eu estava com um pouco de receio de enfrentar essa nova rotina, mas nada melhor do que ir voltando aos poucos, com todos os cuidados e entender, de forma mais palpável, o que estávamos estudando no ensino remoto. Além disso, mesmo sem abraços, conhecer os amigos e os professores que mantivemos contato pela internet foi a melhor parte. Acho que tudo isso me fez sentir, de fato, dentro da Unicap”, conta José Victor Coutinho, estudante do 1º período.

A regente do 1º período da graduação, a professora Shalom Pôrto, ressaltou a relevância da retomada das aulas práticas para os estudantes que estão iniciando o curso de Medicina. “Esse início das atividades práticas de forma gradativa é de extrema importância para esses alunos, uma vez que vai ser possível o contato com o professor de forma mais efetiva e também pela importância dessas atividades para a formação dos futuros médicos”, diz.

Depoimentos

“Eu estava muito ansioso para o início das aulas. Sempre quis fazer medicina e, por conta da pandemia do coronavírus, achei que demoraria mais para ter aulas presenciais. Depois de hoje, a ansiedade só aumentou. Poder ver as peças na aula de anatomia me deu um gás ainda maior, é bem mais fácil para aprender e fixar os assuntos.” – Heitor Mergulhão, estudante do 1º período.

“Eu estava com muita expectativa para essa aula prática porque a sensação foi de primeira aula. Mesmo com aulas de forma remota, foi a primeira vez que estivemos na Unicap e, principalmente, foi o primeiro encontro com a turma. Entender anatomia ficou muito melhor com os ossos em mãos, com os colegas ao lado pra discutir o assunto e ajudar e, claro, com a presença das professoras para tirar as dúvidas.” – Thaísa Ribeiro, estudante do 1º período. 

Aline Florêncio, aluna do 2º período da Unicap

“Foi muito proveitoso o início das aulas práticas. Nós estávamos todos muito ansiosos para nos reencontrarmos e retomarmos as aulas. Todos queríamos aplicar na prática o que aprendemos na teoria, porque é uma forma de fixar todo o conteúdo que nós estudamos e, ainda, porque é no dia a dia que realmente se aprende. É muito enriquecedor poder realizar os procedimentos da prática ao vivo, entender as suas próprias dificuldades e poder corrigir o erro junto ao professor. A Unicap também tomou todos os cuidados para a nossa segurança. Nas entradas do prédio foi medida a temperatura dos estudantes, assim como fomos orientados a respeito do uso obrigatório da máscara de proteção e da importância da higienização das mãos dentro e fora da sala de aula.” – Aline Florêncio, estudante do 2º período.

Ana Cristina Favre, estudante do 1º período da Unicap

“Começar as aulas práticas está sendo muito bom. Nós fomos aprovados na Unicap em um período bem atípico, no meio da pandemia, então muita gente nem se conhecia ainda. Poder se encontrar com os colegas de sala, mesmo que tenha todos esses cuidados, em grupos bem pequenos, isso é muito bom. Eu me senti bem segura na Universidade, porque eu vi as medidas de segurança que estão sendo tomadas. Tinha álcool em gel disponível em todos os lugares e os professores também estavam sempre oferecendo.” – Ana Cristina Favre, aluna do 1º período.

“Foi muito bom ter voltado, mesmo com as medidas de segurança, a quantidade de pessoas limitada por sala, mas está sendo excelente pra gente. A prática na formação médica é essencial, inclusive nós aprendemos muito mais fazendo, porque sedimenta o conhecimento. A Unicap se preocupou bastante com as medidas sanitárias e de distanciamento social, está sendo excelente. Nota 10 para o retorno dessas atividades práticas.”- Jordy Carvalho, estudante do 2º período.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.