Boletim Unicap

Curso de Jornalismo levará time de peso ao Intercom Nordeste

O curso de Jornalismo da Católica vai com um time de peso para o Intercom Nordeste,
congresso regional de comunicação que acontece em Fortaleza, entre os próximos dias 29 de junho e 1º de julho. Além dos trabalhos selecionados para a Mostra Competitiva Expocom, dez no total, há também artigos produzidos pelos estudantes no Programa de Iniciação Científica da Católica (Pibic) e nas disciplinas Cultura Digital, Pesquisa em Comunicação e Planejamento Gráfico e Editorial. O evento é uma iniciativa
da Intercom Nacional.

Sobre os trabalhos aprovados para o congresso, a coordenadora do curso, Carla Teixeira, destaca: “Cada vez mais se percebe a consolidação de uma prática de reflexão sobre o fazer jornalístico. Os docentes incentivam isso em sala de aula e, como resultado, os alunos produzem trabalhos interessantíssimos, renovando o olhar sobre a comunicação e sua relação com o mundo. São temas diversos, que envolvem os memes, o design editorial, seriados de televisão, a questão do gênero na produção cinematográfica, entre outros”.

Para os estudantes, a oportunidade é única. “É importante, tanto profissionalmente
quanto para o nosso crescimento acadêmico. Além disso, a chance de debater sobre
comunicação com estudantes e pesquisadores de outros estados é extremamente rica,
assim como a representatividade da Católica nesse espaço”, afirma Vinícius Barros,
estudante do 6º período. Em conjunto com os alunos Vitor do Nascimento e Manuela
Cavalcanti, ele irá apresentar no Intercom Jr o artigo “Memes nas Olimpíadas Rio 2016:
o caso #DesculpaNeymar”, orientado pelo professor Juliano Domingues.

Já a estudante Sharon Baptista, do 5º período, participa da Mostra Competitiva Expocom com o documentário (RE)Cidade – Ocupar e Resistir, feito em conjunto com Ãngela Valporto, sob a orientação do professor Lula Pinto na disciplina de Jornalismo e Direitos Humanos. “É gratificante saber que o documentário ultrapassou as fronteiras da Unicap e as histórias relatadas, na produção do vídeo, serão conhecidas por outros estudantes. Será minha primeira experiência no congresso e isso para mim é uma oportunidade única”, festeja Sharon.

“Ter um projeto reconhecido academicamente foi algo importante para o grupo, pois
trabalhamos bastante para produzir a análise do design editorial da revista Another Man. Ter um artigo aceito no Intercom Jr é uma experiência que vamos levar para sempre na nossa vida acadêmica”, comentam as estudantes Isadora Crespo, Larissa Vasconcelos e Luiza Fruet, autoras do trabalho, orientado pela professora Carla Teixeira.

O grupo formado Bruna Gomes, Crystal Ribeiro, Maria Júlia Vieira e Victória Louise
destacam que o artigo “Desigualdade de Gênero no Mercado de Mídia: as mulheres na
realização de longas-metragens pernambucanos entre 1997 e 2016” veio da vontade de
produzir uma pesquisa integrando as mulheres ao campo cultural. Segundo elas, o
recorte de gênero surgiu na produção de uma matéria realizada em outra disciplina, na
qual observaram o número reduzido de mulheres na área técnica da indústria cinematográfica. “O artigo trata especificamente das funções de produção, roteiro e
direção”, explicam. Sobre a experiência de participar pela primeira vez do congresso, afirmam: “Dá muito orgulho apresentar o trabalho no Intercom Jr. A produção da pesquisa demandou um tempo muito grande e, durante todo o percurso, contamos com o incentivo do nosso orientador, o professor Juliano”.

“A qualidade e o volume dos trabalhos refletem o empenho dos estudantes e docentes
em fomentar o estímulo à pesquisa, motivados, principalmente, pela criação do nosso
Mestrado em Indústrias Criativas”, analisa o professor Juliano Domingues, coordenador do Mestrado. Já a professora Andrea Trigueiro, que orientou dois projetos de rádio aprovados para o Expocom, observa: “É importante dizer que o rádio é um veículo que, cada vez mais, vem sendo utilizado como ferramenta educativa. O ‘Na trilha da voz’, programa para cegos, e o ‘Rádio na real’, experiência com crianças, demonstra o tanto que há de eficácia na utilização das práticas deste veículo para alcançar outros
públicos”.

Veterana no Intercom Nordeste, Rayane Marinho, do 7º período do curso, comemora a
inclusão da revista customizada “Deixa Ela Tatuar”, produzida na disciplina Comunicação Visual 1. “É a quinta vez que eu vou ao Intercom. Em 2014 fui para conhecer, em 2015 para as oficinas e, só em 2016, mandei artigo e ele foi aprovado na edição realizada em Caruaru. Neste mesmo ano fui para o Nacional e, agora, estou participando do Expocom. “A experiência de levar para outras pessoas as histórias dessas mulheres tatuadoras é maravilhosa, estou muito empolgada para contar sobre o processo de criação e as ideias que foram surgindo no desenvolvimento do trabalho”.

Mas não são apenas os estudantes que estarão lá. A comitiva de professores que
participarão da edição regional do Intercom inclui tanto os orientadores dos projetos
aprovados no Intercom Jr e Expocom, quanto os que deverão apresentar trabalhos nas
Divisões Temáticas. As DTs funcionam como um espaço para que doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas e graduados apresentem pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador. Entre os que estarão nos DTs, o coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas, Juliano Domingues e a pró-reitora acadêmica, Aline Grego. Junto com a professora Andrea Trigueiro, Aline Grego apresenta a pesquisa “A Formação em comunicação e o perfil profissional na Região Nordeste do Brasil: possíveis horizontes” no DT Interfaces Comunicacionais.

Abaixo, a lista com todos os trabalhos do curso de Jornalismo da Católica que estarão no Intercom Nordeste 2017:

MOSTRA COMPETITIVA EXPOCOM

*Jornal Laboratório impresso: Berro Viver em sociedade.

Aluna líder: Rani de Mendonça.

Orientador: Lula Pinto

*Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo: Programa Webrádio na Real Especial Política.

Aluna líder: Evelyne Valgueiro.

Orientadora: Andrea Trigueiro

*Produção em Fotojornalismo: Arte de Cemitério.

Aluno líder: Rodrigo Pittol.

Orientadora: Renata Victor

*Filme de não ficção/documentário/docudrama: (RE)Cidade – Ocupar e Resistir.

Aluna líder: Sharon Baptista.

Orientador: Lula Pinto

*Design Gráfico: revista Fome de Mundo.

Aluna líder: Mayara Ezequiel.

Orientadora: Carla Teixeira

*Revista customizada: Deixa ela tatuar.

Aluna líder: Rayane Marinho.

Orientadora: Carla Teixeira

*Comunicação e Inovação: Aplicativo Convergente.

Aluna líder: Samanta Lira.

Orientadora: Carol Monteiro

*Programa laboratorial de áudio: Na trilha da voz.

Aluno líder: Matheus Camarotti.

Orientadora: Andrea Trigueiro

*Website: Em nome do pai, do filho e do espírito santo.

Aluno líder: Augusto Cataldi.

Orientador: Dario Brito

*Charge/caricatura/cartum: As gordas também amam.

Aluna líder: Tereza Eickman.

Orientador: Dario Brito

INTERCOM JR

Programa de Iniciação Científica

*O Framework 3P e a Inovação nas startups do Portomídia

Isadora Carolina Crespo Pereira.

Orientadora: Carol Monteiro e Dario Brito

*Startups no Porto Digital e a produção inovadora no centro do Recife

Guilherme Mendes Rodrigues.

Orientadora: Carol Monteiro e Jarbas Agra

*Ações do Porto Digital para o Incremento da Produção Audiovisual em Pernambuco
Maria Lua Ribeiro.

Orientador: Claudio Bezerra

*O navegar da Indústria Criativa no Recife até o Porto Digital

Maria Júlia Queiroga.

Orientadora: Aline Grego

*Políticas de Comunicação e Representação Midiática: o caso do Porto Digital e do PortoMídia como fomento às indústrias criativas em Pernambuco
Erika Muniz da Cunha Pinto e Maria Eduarda A. Andrade.

Orientador: Juliano Domingues

*O papel da mídia como difusora de inovação em Pernambuco
Rafaela Almeida Burity.

Orientadores: Dario Brito e Jarbas Agra

Trabalhos realizados em disciplinas

*Gênero e Representação Midiática no Twitter: o caso das Heineken na final da Liga dos Campeões em 2014 e 2016.
Isabela Bezerra de Alencar Barros, Bruna de Oliveira, Larissa Soares Mendes Costa,
Thayná Aguiar de Andrade , Evelyne Alves Valgueiro.

Orientador: Juliano Domingues

*Desigualdade de Gênero no Mercado de Mídia: as mulheres na realização de longas-metragens pernambucanos entre 1997 e 2016

Bruna de Almeida Gomes, Crystal Ribeiro Costa, Maria Júlia de Queiroga Vieira, Victória Louise Brito Rodrigues Barbosa.

Orientador: Juliano Domingues

*O jornalismo como forma de conhecimento e o desafio da propriedade dos meios de comunicação no Brasil

Marya Edwarda Souza Lapenda.

Orientador: Juliano Domingues

*Mad Man: a construção do espaço feminino no mercado de trabalho e as relações de assédio e poder.

Roberta Cristina Salles da Silva.

Orientador: Lula Pinto

*A arte imita a vida: análise do seriado de TV House of Cards sob o olhar da
comunicação e sua relação com a política.

Luisa Farias.

Orientador: Lula Pinto

*O uso de hashtags no Facebook e a repercussão da campanha #meuprimeiroassédio
Camila Mota, Fiamma Lira, Pedro Morosini.

Orientadora: Carla Teixeira

*A fluidez do design editorial: análise comparativa das versões impressa e digital da revista Another Man

Luiza Clara Falcão Fruet, Isadora Carolina Crespo Pereira. Larissa Feijão Lemos
Vasconcelos.

Orientadora: Carla Teixeira

*De artista marginalizado a mídia propagável: desvendando as estratégias de mercado do MC Japão

Jameson Ramos e Túlio Feitosa.

Orientador: Juliano Domingues

*Memes nas Olimpíadas Rio 2016: o caso #DesculpaNeymar

Vinícius Barros, Vitor do Nascimento e Manuela Cavalcanti.

Orientador: Juliano Domingues

*Representação política na mídia impressa: um estudo sobre enquadramento a partir das eleições municipais do Recife em 2016.

Ricardo Verçoza e Anna Novaes.

Orientador: Juliano Domingues

 

DTs

*DT 08 – Estudos Interdisciplinares: Qual o tamanho do problema? Os números da concentração do mercado brasileiro de TV em rede nacional.

Juliano Domingues

*DT06 – Interfaces Comunicacionais: A formação em comunicação e o perfil do profissional na Região Nordeste do Brasil: possíveis horizontes.

Aline Grego e Andrea Trigueiro

*DT05 – Comunicação Multimídia: Sobre marcas, fanpages e posicionamento virtual: uma análise de discurso de uma empresa de móveis.

Juliana Isola Vilar e Dario Brito

print

Compartilhe:

Deixe uma resposta