Clínica de Psicologia da Unicap lança Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio da Clínica do Curso de Psicologia, passa a oferecer, a partir deste mês de abril de 2019, um projeto de Extensão em Saúde Mental, chamado de Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental, SICC. O lançamento aconteceu no dia 9/04, com um café da manhã, na Clínica de Psicologia, localizada no 5º andar do bloco C e contou com a presença da equipe de voluntários, formada por professores, profissionais e alunos.

O objetivo do SICC é oferecer atenção individual e/ou coletiva às pessoas em sofrimento psicoemocional e atividades de prevenção e promoção em saúde mental, referenciadas pela Terapia Cognitivo-Comportamental, TCC, além de proporcionar um aperfeiçoamento aos voluntários envolvidos.

O Projeto de Extensão tem como missão e valores desenvolver ações em saúde mental, referenciadas pela abordagem da TCC, pautadas na contribuição social, de respeito aos direitos e deveres humanos básicos.

O Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental oferece sete atividades. São elas:

Relaxamento para Todos – ação sistemática semanal, realizada na clínica de psicologia, aberta ao público em geral, estudantes e funcionários da comunidade acadêmica.

Atendimento individual aos estudantes de psicologia – atividade realizada por psicólogos voluntários para atender a demanda dos alunos de psicologia em sofrimento psíquico.

Grupo de Apoio Estudantil – atividade semanal contínua ao longo dos semestres, coordenada por psicólogos voluntários, que visa oferecer um cuidado aos estudantes de psicologia e outras áreas da saúde que necessitam de apoio emocional.

De Psi para Psi– atividade estruturada em 05 encontros, direcionada aos alunos dos períodos iniciais de psicologia e medicina. Consiste em um espaço de discussão entre alunos finalistas e novatos para esclarecimento e troca de experiências sobre os desafios da formação.

Apoio às Gestantes – ações individuais e/ou grupais realizadas na clínica de fisioterapia, de apoio psicológico às gestantes atendidas na Clínica de Fisioterapia Corpore Sano da Unicap;

Roda de Conversa – atividade presencial grupal destinada a abordar temas variados: ansiedade, insônia, consumo de drogas, psicopatologia e exame mental, orientação e treinamento de Pais, habilidades e competências sociais, coaching para a vida, inteligência emocional, educação financeira, comunicação virtual, entre outros.

Encontro com Especialistas da TCC – atividade mensal de diálogo com especialistas nacionais, por meio de videoconferência, aberta aos estudantes e profissionais de psicologia sobre temas variados.

O SICC tem como coordenação geral a Profª Drª Suely de Melo Santana; psiquiatra voluntário, Prof. Ms. Luis Evandro Lima Filho; coordenadora do serviço, a psicóloga especialista Osana Gama Vieira, e apoio à coordenação, a graduanda Sandra Nunes Lorenzato. Integram ainda como colaboradores voluntários, os psicólogos Allane Borges (Especialista TCC), Claryssa dos Santos, Ednaldo Beraldo, João Barbosa (Especialista TCC), Mª Eduarda Portela (Mestranda UNICAP), Mª Helena Barbosa da Silva e Gabriel Medeiros (Mestrando UPE). Também são voluntários os estagiários de Psicologia Erondeli Silveira, Felipe Chaves, Henrique Novais, Ingrid Marques, Mª Robelvânia Lima, Renata Ferraz e Thaís Lopes.

O SICC funciona na Clínica de Psicologia da Unicap, na Rua do Príncipe, 526, bloco C, 5º andar. Informações pelo telefone (81) 2119.4115 ou pelo email: sicc.unicap2019@gmail.com.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.