Católica reafirma seu compromisso social com a formação de novos professores

A Universidade Católica de Pernambuco chega aos 75 anos de existência reafirmando o seu compromisso com a formação de novos professores. Um exemplo disso é o Vestibular Social Pró-licenciaturas que está oferecendo bolsas de 50% e 100% para os estudantes. O desconto é automático para todos os novos alunos. No entanto, quem atender aos critérios do Prouni tem direito à gratuidade.
O sucesso do Vestibular Social se traduz em números. Foram 722 inscritos disputando vagas nas dez licenciaturas oferecidas pela Universidade: Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português e Espanhol, Letras Português e  Inglês, Matemática, Pedagogia e Química.
Os novos alunos dividirão salas de aulas, laboratórios e demais ambientes com estudantes veteranos que encontraram nos cursos de Licenciatura um caminho para a felicidade e realização profissional. Gente como Maria Eduarda, aluna de Pedagogia. “Sempre tive contato muito próximo com os educadores da minha escola e a partir daí fui decidindo. Toda carreira tem suas dificuldade e temos que pensar positivo”.

Antes mesmo de concluírem os cursos, os alunos já têm a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Esse programa tem dados excelentes resultados. A escolas têm nos comunicado, por exemplo, que houve aumento no desempenho do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica)”, disse a coordenadora do Pibid na Unicap, professora Maria do Carmo Motta. Ainda de acordo com ela, somente o Pibid da Unicap alcança 4.300 estudantes em oito escolas públicas do Ensino Médio.
O Pibid tem proporcionado essa vivência profissional ao aluno de Pedagogia Paulo Natanael. Bacharel em Filosofia, ele já está atuando numa escola de Ensino Médio. “Eu me identifiquei com a área de Educação, especialmente o Ensino Médio. Vi outra licenciatura para aprofundar e encontrei em Pedagogia um leque bastante amplo. Já consegui um estágio em Educação Especial e me sinto realizado”. Um sentimento compartilhado pela colega de Paulo, Lais Teixeira. Ela trocou o curso de Direito pela licenciatura em Pedagogia. “Sou a pessoa mais feliz do mundo, lidar com pessoas é maravilhoso. Fico lisonjeada em participar da educação do meu país”.
Para o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, esse compromisso com a formação de professores vem desde a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 1943, e que deu origem à Católica. “A Unicap nasceu formando professores e no seu Jubileu de 75 Anos renova sua aposta na educação com o Vestibular Social Pró-Licenciaturas. As Licenciaturas são o espaço acadêmico de habilitação para um protagonismo autônimo e altivo nos processos formativos e, assim, são decisivas para o desenvolvimento de qualquer país soberano”.
Depoimentos – Entre os alunos das Licenciaturas da Unicap, os desafios da carreira de professor são transformados em motivação para seguir a adiante e conquistar a realização pessoal e profissional.  Confira os depoimentos:
“Para mim, ensinar é uma paixão. Comecei nas escolas dominicais na igreja em que eu frequentava. Acho que as dificuldades do país fazem a gente se sentir motivada para mudar algo”. Joyce Araújo, aluna da Licenciatura em História.
“Sempre tive o sonho de estudar na Católica. A estrutura é maravilhosa. Escolhi Pedagogia porque sempre quis trabalhar com crianças. Sempre fui fascinada por entender o desenvolvimento e a psicologia da criança”. Milena Cosmo, aluna de Pedagogia.
“É um curso que eu sempre quis fazer porque desde os seis anos de idade tive facilidade tanto para aprender quanto para ensinar idiomas. Decidi fazer Letras porque percebi que era um dom, uma vocação. Os desafios da carreira só me fazem querer mudar a realidade da nossa educação. Quero pensar uma educação melhor, principalmente agora que estou trabalhando na educação inclusiva. Faço pós-graduação em Libras e educação inclusiva da pessoa surda. Conheci Libras aqui na Universidade pela professora Isabelle Brayner. Um curso maravilhoso que permite ter visões de Linguística, Literatura, da própria Libras, do Inglês, da Gramática.” Gabriela Maria de Lima Gabriel, ex-aluna de Letras Português-Inglês.
“Temos os melhores professores e a melhor estrutura. O acervo da Biblioteca é maravilhoso”. Joyce Mesquita, aluna da Licenciatura em História.
“Sempre quis ensinar desde o ensino médio. Fui incentivado por uma professora de Português a trabalhar com Literatura e Gramática. Estagiei pelo Pibid no Colégio Motivo e em outros colégios do recife. O estágio reafirmou minha vocação já que eu tinha feito magistério. Foi um passo a mais já que eu tinha ensinado a crianças. Ensinar adolescentes e adultos é outro mundo, outra cabeça, outra formação. O ensino é uma forma de mudar, transformar pessoas, realidades através da educação.” Reginaldo Ferreira Santos Sobrinho, ex-aluno de Letras Português-Inglês.
“A Unicap oferece um curso em paridade com o da Federal, professores são excelentes e o coordenador sempre está disposto  a ajudar. A gente percebe uma proximidade muitpo grande dos docentes conosco de tal maneira que a gente cxonsegue alcançar o conteúdo da disciplina. Filosofia é algo essencial porque me faz transpassar a realidade, não só no sentido metafísico mas também no cotidiano que é próprio da gente. Estou muito feliz neste semestre porque vou começar a ensinar, estava ansioso. Quero passar o mesmo entusiasmo que meu professor me passou no ensino médio na disciplina de Filosofia. O professor não é só professor na escola, ele é professor no dia a dia.”Lucas Daniel, aluno da Licenciatura em Filosofia.
“As bolsas de incentivo às Licenciaturas motivam os alunos e o fato de ser uma Universidade consolidada faz toda a diferença.  Nosso corpo docente é composto por doutores e isso é uma diferença grande”. Aline Daise, aluna da Licenciatura em História.
print
Compartilhe:

Deixe um comentário