Católica lamenta morte do ex-professor de Direito Fernando Coelho

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do advogado, ex-deputado federal e ex-professor do curso de Direito Fernando Coelho, ocorrido na manhã desta terça-feira (23), em João Pessoa (PB). Ele estava internado há 11 dias em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O velório será a partir das 16 h na Central de Velório São João Batista, Rua João Bernardo de Albuquerque, 135 -centro. João Pessoa / PB. O enterro será amanhã, às 10h.

Fernando, que tinha 86 anos, foi presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara, que apurou violações aos direitos humanos cometidas na Ditadura. Ele atuou como professor do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap de março de 1962 a fevereiro de 1992.

O governador Paulo Câmara decretou luto oficial de três dias e divulgou nota de pesar pela morte de Fernando Coelho.

“Homem conhecido pelas suas atitudes firmes e posições fortes e combativas, o ex-deputado federal por Pernambuco, Fernando Coelho, sempre lutou pela Justiça e pela democracia no nosso estado e no Brasil. Foi um incansável lutador que exerceu um importante papel, como político e advogado, no combate à ditadura. Contribuiu com a gestão pública como procurador do Recife, como presidente do IPSEP, no primeiro Governo Miguel Arraes, em 1963, como diretor do BNB e como Chefe da Assessoria Especial da terceira passagem de Miguel Arraes pelo Governo de Pernambuco. E com brilhantismo e responsabilidade, coordenou os trabalhos da Comissão Estadual da Verdade, deixando um legado que nos ajuda a seguir firmes em um momento como o atual. O seu exemplo continuará nos inspirando na luta pela liberdade, que precisa ser intensificada para impedirmos o avanço de forças obscuras e comprometidas com o cerceamento dos direitos humanos e de conquistas adquiridas pela nossa população. Assim como Arraes, Pelopidas a coerência foi uma marca em sua longa vida pública. Quero prestar a minha homenagem à família desse pernambucano que deixou o seu exemplo para as gerações seguintes”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.