Católica lamenta morte do ex-professor Almeri Bezerra de Melo

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta a morte do ex-professor de Filosofia Almeri Bezerra de Melo, ocorrida nesta quinta-feira (9), às 16h, no Hospital Português, onde estava internado em decorrência de um câncer. O velório será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 10h, no Cemitério Morada da Paz, onde às 16h haverá a cremação.

Nascido em 1927, no município de Escada, na Mata Norte de Pernambuco, Almeri foi um dos nomes mais influentes na formação de lideranças católicas das décadas de 1950 e 1960 no Brasil. A história dele está ligada à Ação Católica, movimento que ganhou força a partir dos anos 1950 e que teve dom Helder Camara como um dos principais articuladores. Atuou ao lado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e do advogado Cândido Mendes.

Aos 11 anos, ingressou no seminário de Olinda, onde formou-se anos mais tarde em filosofia. Em Roma, estudou teologia. Ao regressar para o Brasil, trouxe a sua experiência junto ao movimento operário da Bélgica, Alemanha e França. Durante o governo militar, exilou-se na Argélia, onde foi assessor do ex-governador Miguel Arraes. Anos mais tarde, foi embaixador do Unicef na África.

Com informações do jornalista Jailson da Paz

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.