Boletim Unicap

Católica e ESA-PE realizam a I Jornada Direito Médico e da Saúde

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB Secção Pernambuco, realizou na noite de terça-feira (5), no Auditório G1 da Unicap, a I Jornada Direito Médico e da Saúde. A coordenação do evento foi do professor de Direito da Católica Vinícius Calado.

O evento, que lotou o Auditório, contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – Cremepe, André Dubeux; do chefe do Núcleo da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS Pernambuco, Eduardo Franklin; e da secretária geral adjunta da OAB, Ana Luiza Mousinho. Participaram, também, membros da comissão de Direito e Saúde da OAB, estudantes de Direito e de Medicina da Católica.

A programação da Jornada contou com a palestra da presidente da Escola Superior da Advocacia, Maria Helena Carneiro Leão, e com o lançamento do livro “Direito Médico e da Saúde”, organizado pelos professores da Unicap Vinícius Calado e Virgínia Collares. Segundo professor Calado, o projeto do livro é 100% Unicap. Além dele, que é ex-aluno da graduação e do Mestrado e, atualmente, cursa o Doutorado em Direito, e da professora Virgínia Collares, todos os outros autores são egressos da Católica.

Em sua palestra, a presidente da Escola Superior da Advocacia, Maria Helena Carneiro Leão, abordou questões relativas à autonomia do médico e à autonomia do paciente falando sobre a mudança de paradigma, de um “paradigma paternalista, do passado, para um paradigma contratualista, ético, que se baseia em escolhas esclarecidas e aí demonstrando a importância do termo de consentimento livre esclarecido e também de uma ética e uma humanização focando o atuar do médico numa questão de Diretos Humanos. Não apenas numa perspectiva do especialista ou do superespecialista, que trata da doença e sim do médico que trata do ser humano”. Esse foi o foco principal da palestra.

Professora Virgínia Colares e professor Vinícius Calado

Para o coordenador do evento,  professor Vinícius Calado, a Jornada foi um sucesso. “As inscrições online esgotaram, foram mais de 240 inscritos, além dos que se inscreveram na hora do evento, lotando o auditório”, afirma.

 

 

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe uma resposta