Cátedra Dom Helder Camara retoma Jornadas Teológicas do Recife

As Jornadas Teológicas estão de volta. O movimento, que entrou para a história da Arquidiocese de Olinda e Recife no final dos anos 1990, vai ser retomado no próximo dia 23 de abril, às 18h30, no auditório que tem o nome daquele que inspirou a iniciativa: Dom Helder Camara.
O evento está sendo organizado pelo Instituto Humanitas Unicap, Idhec, Igreja Nova e Cátedra Unesco Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos. “Tivemos o cuidado de entrar em contato com as entidades ligadas a Dom Helder para propor esta retomada das Jornadas. Nesta fase vamos difundir o pensamento do Papa Francisco”, contou o coordenador da Cátedra, professor Manoel Moraes.
De acordo com ele, a Jornada vai discutir os princípios da Carta de Santa Cruz de La Sierra. O documento de 2015 é resultado do diálogo entre o Papa Francisco e os movimentos populares. “O Papa defende uma tese que ele chama de 3 T´s: Terra, Teto e Trabalho. Os pilares da sustentabilidade”,  disse Manoel ao explicar o teor da Carta.
Ainda segundo o professor, os parceiros irão publicar a carta em seus respectivos sites com a “ideia de estimular as pessoas a lerem e levarem seus questionamentos ” para o evento do dia 23 que terá como facilitador o Padre Marcelo Barros. “Vamos inverter essa lógica de painel e faremos dos participantes os protagonistas do evento”, comentou ele sobre a metodologia. “A partir dessas provocações, ele  (Padre Marcelo) irá fazer sua fala”.
As próximas Jornadas Teológicas já têm data para acontecer: 28 de maio, 24 de setembro e 22 de outubro. Todos os encontros são abertos ao público. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 2119-4146.
print
Compartilhe:

Deixe um comentário