Artigo do professor Juliano Domingues é transcrito nos Anais da Assembleia Legislativa

O artigo “O Brasil não conhece o Brasil”, do coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap, Prof. Dr. Juliano Domingues e publicado domingo passado no Jornal do Commercio, foi transcrito nos Anais da Assembleia Legislativa de Pernambuco por solicitação do deputado Waldemar Borges (PSB).

Na justificativa para a transcrição, o deputado ressalta que no artigo Juliano Domingues dá destaque a uma pesquisa realizada em 38 países, incluindo o Brasil, que trata do nível de percepção das pessoas e seu conhecimento sobre as questões mais vinculadas ao dia a dia da sociedade, como saúde, sistema carcerário e tecnologia, sendo estabelecido a partir do levantamento um “ranking da ignorância”, no qual o Brasil ocupa o segundo lugar. A constatação é de que os brasileiros estão extremamente suscetíveis a boatarias e manipulações.

De acordo com Waldemar Borges, a pesquisa revela uma verdade clara, que demonstra a fragilidade e imprecisão que respaldam a opinião pública de maneira geral. “Para enfrentar tal situação, Juliano sugere, com pertinência, que a reversão desse quadro se dará através da apropriação e difusão do saber, ou seja, à medida que a sociedade vá conhecendo a si mesma, o espaço de manipulação tende a ser eliminado, e então poderemos sair dessa vala de obscurantismo e incompreensão na qual infelizmente estamos imersos”, enfatizou o deputado.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.