Apostolado da Oração é homenageado na Câmara do Recife

O Apostolado da Oração do Brasil foi homenageado pela Câmara dos Vereadores da Cidade do Recife, em razão dos seus 175 anos de existência no mundo, na noite do dia 5 de agosto, na plenária da Câmara. A iniciativa partiu do vereador Aerto Luna (PSB), que entregou a homenagem ao diretor nacional padre Eliomar Ribeiro.

Em seu discurso, Aerto Luna cumprimentou ao público presente e deu início a sessão solene. “É com muita honra que dou início a essa sessão solene para homenagearmos o Apostolado da Oração, hoje Rede Mundial de Oração do Papa, pela feliz data dos seus 175 anos de fundação, mas também porque foi no Recife, mais precisamente na Igreja da Santa Cruz, no centro da nossa amada cidade, que nasceu o primeiro centro do apostolado no Brasil, há 152 anos. Do Recife, podemos dizer sem bairrismo, o Apostolado ganhou o Brasil!”

Continuando, o vereador apresentou a obra da Companhia de Jesus. “O Apostolado da Oração, chamado de Rede Mundial de Oração do Papa, comemora 175 anos. Sua missão se inscreve na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo. Hoje, a Rede está presente em 98 países e dela participam mais de 35 milhões de católicos. Fundado em 1844, numa casa de formação de jovens jesuítas, no sul da França, a Rede é uma Obra Pontifícia que tem como missão mobilizar os católicos pela oração e ação, diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.”

Finalizando, Aerto Luna destaca o protagonismo recifense no Apostolado da Oração. “O primeiro centro no Brasil foi fundado no dia 30 de junho de 1867, em Recife, na Igreja Santa Cruz, cuidada pelos padres Jesuítas, que chegaram em Pernambuco no ano de 1865. O padre Bento Schembri foi seu fundador e primeiro diretor. Desde então, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus vem se expandindo, baseando-se no tripé de prática da oração de oferecimento diário, avaliação diária e rezar em sintonia com as intenções pedidas pelo Santo Padre, o papa.”

Em seguida, o diretor nacional do Apostolado da Oração do Brasil, padre jesuíta Eliomar Ribeiro, falou aos presentes.

Continuando, padre Eliomar Ribeiro disse: “Então, essa indicação do vereado Aerto Luna, que também é vicentino, católico, nos prestigia com essa bonita homenagem, valorizando o trabalho do Apostolado da Oração. Recife é o Apostolado mais antigo do Brasil, nasceu na Igreja da Santa Cruz, há 152 anos, fundado por um padre jesuíta Bento Schembri, vindo da Itália. Agora, também, eu jesuíta, como diretor nacional, estou aqui no Recife para receber, junto com a coordenação e com o diretor diocesano, essa homenagem”, agradeceu o homenageado.

Acompanhe a galeria de fotos do evento.

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.