Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda são premiados no Intercom 2018 em Joinville

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco foram premiados no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2018, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Os alunos estavam acompanhados pelas coordenadoras dos cursos, as professoras Carla Teixeira, de Jornalismo, e Thelma Guerra, de Publicidade.

Foram premiados na Expocom 2018, a aluna de Jornalismo Laís Arcanjo, orientada pela professora Andrea Trigueiro, vencedora na categoria Programa Laboratorial em Audiojornalismo com o programa “Rádio na Real: educação para os direitos humanos nas ondas da web”,  e o aluno de Publicidade e Propaganda Rodrigo Paiva, orientado pelo professor Jarbas Agra, vencedor na categoria Roteiro de Games, com o trabalho “Cobaia”.

“O Rádio na Real já é parte de mim. É fruto de um trabalho acadêmico que reuniu amigos de jornada, uma orientadora e professora que só nos instiga a fazer mais e melhor pelo jornalismo, e uns pequenos arretados que compartilharam com a gente as suas realidades sociais e nos mostraram o quanto são capazes de desenvolver trabalhos incríveis e construir desde muito cedo um senso crítico forte e conciso. Foram 2 meses de produção que reverberam até hoje. Primeiro Intercom da vida, primeiro congresso de comunicação, primeira vez apresentando trabalho acadêmico pra um monte de gente também com trabalhos incríveis. E vencemos! Levamos o Regional. Pra mim, já tava mais que perfeito e aí vem o Nacional. Prêmio Nacional na conta. Expocom 2018, categoria Programa Laboratorial em Audiojornalismo: Rádio na Real – educação para os direitos humanos nas ondas da web. Foi pra Recife, pra Unicap. Valeu demais! Gratidão é a palavra que tá mais em uso no meu vocabulário nos últimos tempos”, exclama a aluna do 5º período de jornalismo da Unicap, Laís Arcanjo.

“Estou na reta final do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap e realmente não imaginava alcançar uma premiação nacional. Após muito esforço e tanta dedicação ao longo do curso não há nada mais gratificante do que ter seu esforço devidamente reconhecido. Não só pelo Intercom, mas pela própria Universidade em si. É importantíssimo o apoio do curso ao aluno e vice versa. Fica essa mensagem para os atuais e futuros alunos e professores”, comemora o aluno concluinte de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Paiva.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Thelma Guerra falou da experiencia com seus alunos no Intercom 2018. “Foi muito gratificante acompanhar os alunos e ver a capacidade deles em apresentar trabalhos num congresso nacional. Que no próximo ano tenhamos mais trabalhos inscritos”.

Carla Teixeira com Laís e Nathália

Para a coordenadora do cursos de Jornalismo, professora Carla Teixeira, o Intercom é bem importante para perceber a produção acadêmica dos estudantes do curso e, também, perceber a produção midiática. “É interessante observar como eles estão sendo jornalistas comprometidos com o social e como estão engajados nas causas que importam. Outro coisa é a produção científica dos alunos, seja por meio do Pibic ou por trabalhos nas disciplinas, isso mostra que o curso de Jornalismo está pulsante, com professores engajados e estimulando seus alunos a participarem de eventos científicos como o Intercom”, enfatizou.

No grupo da Católica que participou do Intercom 2018, de 2 a 8 de setembro, estava o professor Dario Brito, que coordenou três sessões dentro do Intercom Júnior, além de alunos do curso de Fotografia. Acompanhe os trabalhos apresentados pelos alunos da Unicap.

Ana Luiza Yoneda apresentou trabalho na categoria Rádio, TV e Internet, modalidade blog, com o título “Em fluxo: quando a arte cura”, fruto de seu TCC, feito em dupla com Bruna Fittipaldi e sob orientação da coordenadora do curso de Jornalismo, professora Carla Teixeira. “Participar do Intercom foi uma surpresa bastante maravilhosa para mim. E eu digo surpresa porque eu não esperava por nada disso; que eu seria indicada, aprovada, e que ganharia a etapa regional. Foi nesse momento que eu me dei conta da qualidade do meu trabalho e de que eu sou capaz de muito mais do que eu acho que sou”, relatou Ana Luiza.

Sylvia Pinho, estudante do oitavo período do curso de Jornalismo e bolsista do Pibic, apresentou o trabalho “Inovação nas empresas incubadas do Portomídia: o caso da MUMA” sob orientação do professor Jarbas Agra. “Publicar no mínimo três artigos foi meu objetivo do início de 2018. Dois já foram, o terceiro será mês que vem. Mas, com certeza, o mais marcante será o da Intercom Nacional, em Joinville. Ter os resultados da pesquisa de um ano de Pibic apresentados em um Congresso Nacional, foi incrível. Além de poder conhecer pesquisadores de toda parte do Brasil, e ver as pesquisas maravilhosas que estão sendo desenvolvidas pelo país”, comemora a aluna concluinte de Jornalismo.

A aluna Nathália Pereira apresentou trabalho na categoria Rádio, TV e Internet, modalidade website, com o título “Salve Todas: mulheres e rimas do Grande Recife”, resultado de seu TCC, em parceria com Ingrid Cavalcante, e sob a orientação da coordenadora do curso de Jornalismo, professora Carla Teixeira. “Levar as histórias de vida das mulheres artistas retratadas no ‘Salve Todas – Mulheres e Rimas do Grande Recife’ ao maior congresso de comunicação do Brasil foi o perfeito encerramento dos quatro anos de graduação. Estamos muito felizes”, exclamou Nathália Pereira.

Pelo curso de Fotografia apresentaram trabalho Natália Albuquerque e Douglas Fagner. Natália Albuquerque apresentou na categoria Fotografia Artística (avulso), com o título “Releitura – Fotografia de Thomaz Farkas”. “Só de ter participado da etapa nacional foi muito enriquecedor, por mais clichê que isso possa parecer. É participando que podemos perceber onde erramos e onde acertamos e, assim, continuar tentando para os próximos anos. Conversamos com professores e alunos de outros estados, foi uma troca linda e enriquecedora”, relatou Natália.

Já Douglas Fagner, apresentou na categoria Filme de não ficção/documentário/docudrama (avulso), com o trabalho “Retratos vida e poesia”. “A experiência foi incrível. Além de gratificante, por ter um trabalho exibido e avaliado por profissionais da área de cinema, é inspirador. Após a exibição no Intercom, Expocom Nacional, tenho vontade de pesquisar mais e trabalhar novos projetos para novas mostras e competições”, falou Douglas Fagner, aluno do curso de Fotografia.

Em Publicidade e Propaganda, além do vencedor Rodrigo Paiva, o aluno Heitor Lapa apresentou o artigo “Merchandising Editoria no Cinema: Super-heróis e Persuasão”, com co-autoria de Heitor Portella e Julia Loureiro. “Sobre o Intercom, foi uma experiência acadêmica excelente para desenvolvermos, não apenas nosso currículo, mas em aprendizados pessoais e na área da Publicidade”, finalizou Heitor Lapa.

Apresentaram artigo, também, a coordenadora e o professor do curso de Jornalismo, Carla Teixeira e Luiz Carlos Pinto, com o título: “Inovação e Convergência Midiática: uma agência laboratório para experimentação em Jornalismo” na sessão Interatividade, Realidades e Criatividade do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, no dia 6 de setembro. Segundo a professora Carla Teixeira, o trabalho trata do início do processo de criação de uma agência de comunicação do curso de Jornalismo da Católica. “A Agência de Práticas Inovadoras em Comunicação da Unicap – Unilab, pretende ser um campo de experimentação em narrativas inovadoras com mídias digitais, que também sirva como espaço de ensino-aprendizagem voltado à solução de problemas na forma de serviços e produtos”, explicou a coordenadora do curso.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário