Alunos de Enfermagem realizam estágio em meio à pandemia e contam experiência

O estágio obrigatório faz parte das atividades dos estudantes que estão nos dois últimos períodos da graduação em Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. O que muitos alunos não imaginavam é que em 2020 essa rotina seria diferente, em função da pandemia da Covid-19.

Antes de iniciar os estágios nas Unidades Básicas de Saúde e em hospitais de alta complexidade, os estudantes do 9º e 10º períodos passaram por um treinamento específico para lidar com mais segurança com casos de Covid-19. “Eles foram treinados pelos supervisores de estágio quanto à paramentação, desparamentação, biossegurança, para só então atuar nesses campos de prática”, explica a coordenadora, Lucilla Rafaella Pacheco.

José William é aluno do 10º período de Enfermagem da Unicap. Ele realiza estágio no Hospital Maria Lucinda.

José William Araújo do Nascimento, aluno do 10º período, é um dos enfermeirandos do curso que realiza o estágio no Hospital Maria Lucinda, um dos hospitais-escola de Enfermagem da Unicap. Ele fala sobre a importância que atuar durante a pandemia do novo coronavírus trará para a sua formação profissional. “Além de contribuirmos no tratamento desses pacientes infectados com a doença, ainda enquanto estudantes, nós também pudemos viver uma rotina hospitalar diferente. Com certeza essa é uma bagagem que vamos levar para a vida toda˜, conta.

O aluno destaca ainda como a formação que teve ao longo de cinco anos foi fundamental para atuar durante esse momento de crise na saúde. “A Unicap nos preparou de forma exaustiva durante todo o curso, tanto no que diz respeito à atenção hospitalar quanto na atenção primária à saúde. A gente tem disciplinas específicas na graduação de Enfermagem que atuam justamente com o objetivo de prevenir infecções. Antes de retornarmos, também tivemos um treinamento de como atuar em ambientes de Covid-19, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”, diz.

Além do treinamento dado aos estudantes, a Unicap forneceu equipamentos de proteção individual como máscaras, luvas e face shields para aumentar a proteção individual dos alunos que estão atuando em campo de prática hospitalar. “O objetivo do curso de Enfermagem da Unicap é formar enfermeiros com uma visão humanística e respeitosa diante do ser humano. Os estudantes que estão concluindo neste momento estão se formando bem maduros e conscientes, uma vez que estão finalizando a graduação durante esse período de pandemia”, conclui Lucilla Rafaella Pacheco.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.