Abril Verde | Universidade Católica expõe fotografias do ensaio “Trabalhadores” do MPT

Fotografias estão expostas na Biblioteca Central

Texto e foto por Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco

Desta segunda (2) a sexta-feira (13), a Universidade Católica de Pernambuco expõe fotografias do ensaio “Trabalhadores” do Ministério Público do Trabalho. A mostra, disponível na Biblioteca Central, ocorre em alusão ao Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância das condições de saúde e segurança no trabalho. A ação é fruto de parceria entre o MPT e a Unicap, por meio do curso de Jornalismo.

A exposição “Trabalhadores” reúne 24 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7) e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última data foi instituída por conta de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Nesse dia, são realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social.

Agenda

Dentro da agenda de atividades do Abril Verde, está programado o lançamento oficial do Observatório do Trabalho Seguro, no dia 25 do mês, na sede do MPT-PE. O portal é uma ferramenta que dispõe dados georreferenciados de incidência e de número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados e dias de trabalho perdidos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.