Público bastante variado no curso de extensão Tópicos sobre Direitos Humanos

A aula inaugural do curso de extensão Tópicos sobre Direitos Humanos foi marcada por um debate e apresentação da turma. Chamou a atenção o bom número de alunos: 31 ao todo. Um público bastante variado formado por diversos perfis profissionais, entre eles assessores parlamentares, integrantes de movimentos sociais, publicitários, advogados, psicólogos, membros de instituições religiosas e estudantes de graduação interessados em saber mais sobre o tema.

A turma foi acolhida pelo representante do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Carlos Vieira, e pelos professores Manoel Moraes e Kátia Pintor, que compartilham o primeiro módulo de Direitos Humanos e Cidadania. A explanação inicial girou em torno de conceitos relacionados a Estado-Nação e Direitos Fundamentais. “Com a Constituição, esse Estado-Nação passa a ter responsabilidades com a sociedade. Mas onde é que surgem os Direitos Humanos? Com a falência desse modelo de Estado pós-Segunda Guerra Mundial por conta do holocausto nazista”, explicou Manoel Moraes.

Na sequência, os alunos se apresentaram e participaram de um debate a partir de uma dinâmica de grupo no qual cada um expressou o que sabe sobre o tema. O debate movimentou a aula, que foi até às 22h. As vivências de cada um também contribuíram para este momento interativo.

Jacqueline Martins é advogada e militante antirracista. Atualmente ela participa do Movimento Justiça por Mário Andrade, um jovem negro que foi executado aos 14 anos por policiais militares no bairro do Ibura de Baixo, no Recife, em 2016. “A minha agenda política, que é a militância em razão do genocídio do povo negro está dentro dessa pauta dos Direitos Humanos .Este curso traz uma reflexão para além do arcabouço teórico, traz um estímulo de construção de rede de defensores, o que torna o curso mais prático”.

Quem também desenvolve um trabalho comunitário orientado pelas práticas dos Direitos Humanos é o estudante de Psicologia Bruno Moreira da Silva, co-pastor na I Igreja Batista nos Bultrins, em Olinda. “A gente faz um trabalho com adolescentes e famílias e quero partilhar esse conhecimento de Direitos Humanos, por isso busquei por este curso”. Clique aqui e conheça as disciplinas do curso. A coordenação do curso é do Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Riveiro Cirne, e do Prof. Manoel Moraes.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.