Multimodalidade é tema de seminário promovido pela Unicap

Na última quinta (7) e sexta-feira (8), aconteceu na Unicap o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, que trouxe a professora Ângela Dionísio, aposentada titular da UFPE, para explanar a respeito de “Multimodalidade”. O evento contou com a presença de alunos tanto da própria universidade, como de outras instituições e outras áreas do conhecimento. Além do tema central da palestra, a professora discutiu a questão da memória e da simbiose, através de exercícios, exemplificações e vídeos.

“O seminário em si está voltado para os aspectos multimodais dos textos porque, na realidade, as produções textuais – faladas, escritas ou digitais – são multimodalmente construídas, e o foco do trabalho é observar como os gêneros e tipos de textos vem se construindo ao longo da história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais, focando também nos olhares que visam o ensino. E está sendo muito interessante porque tem pessoas na plateia de várias áreas, o que mostra que a leitura extrapola o campo das ciências da linguagem”, comentou a palestrante Ângela Dionísio.

Leonardo, aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, comentou a importância e o diferencial do seminário: “Achei formidável, porque a professora Ângela desenvolve já há algum tempo esse trabalho sobre multimodalidade e, como eu estava esperando novas orientações sobre o assunto, com certeza ela preencheu todas as minhas expectativas.”.

 

Alexandre Cavalcanti, que estava presente nos dois dias, também destacou o valor das informações e se mostrou satisfeito com a dinâmica da palestra. “Tudo foi muito esclarecedor. A professora expôs os assuntos através de uma didática interessante, bacana e que deu para a gente assimilar muitas coisas de várias fontes diferentes. Cada assunto tem sua peculiaridade e todos são interessantes, tanto a questão da memória, da simbiose e, principalmente, a multimodalidade”.

Benedito Bezerra, coordenador do programa, destaca os objetivos centrais do evento: “É uma proposta de ampliação dos estudos que são feitos aqui no programa, e está reunindo alunos regulares daqui e o público externo, e o objetivo é fundamentar os alunos dentro da área de pesquisa e divulgar as ações do Programa em Ciências da Linguagem da Católica”.

O seminário aconteceu nos dois dias, pela manhã (das 9h às 12h) e à tarde (14h às 17h), no anfiteatro do 3º andar do bloco G4.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário