Recife, terça-feira, 14 de junho de 2005 - Ano 4
   
  UNICAP INTEGRA PROJETO DE REDE AVANÇADA
 

Por Cristina Sobreira

 

 

A UNICAP está entre as 22 instituições de ensino e pesquisa do Estado que passarão a ser interligadas por uma rede até 25 vezes mais rápida do que a internet banda larga. A Rede Metropolitana para Educação e Pesquisa do Recife, que foi lançada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP), possui alto desempenho com capacidade para transferência de dados a 1 gigabyte por segundo de velocidade. 

Por meio da rede, a UNICAP vai estar interligada a bibliotecas digitais do Brasil, poderá fazer teleconferência para educação à distância e comunicação de voz sobre IP. A rede é um projeto iniciado em 2002, que teve seu primeiro lançamento em março de 2004, no trecho de Campinas (SP) até Petrópolis (RJ). Recife foi a primeira cidade do Nordeste a inaugurar a rede. São 40 Km de fibra ótica interligando as entidades. 

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, a cidade tem uma presença histórica destacada na pesquisa científica. “Aqui há um grande volume de produção de mestrados e doutorados e grupos de pesquisa que precisam de mais estrutura”, ressaltou.  Até setembro, o projeto será lançado em 10 capitais, a exemplo de Salvador e Fortaleza. 

A RNP, uma organização sem fins lucrativos, gerencia e opera o projeto financiado pelo Ministério. A Rede Metropolitana para Educação e Pesquisa do Recife utiliza tecnologia mais avançada disponível - o sistema Gigabit Ethernet  - e integra a grande estrutura nacional (backbone) que une todos os estados da federação, o que coloca a rede de comunicação de dados brasileira em igualdade com os sistemas informacionais da Europa e dos Estados Unidos.

 

   
  ALUNOS DE JORNALISMO APRESENTAM AMANHÃ O RÁDIO AO VIVO
 

Por Cristina Sobreira

 

 

Cerca de 60 estudantes do 5º período do curso de Jornalismo da UNICAP vão participar, amanhã (15) e sexta-feira (17),  da 10ª edição do Projeto Rádio Ao Vivo. A história do rádio no Brasil será contada pelos alunos que irão interpretar personagens de diversas épocas do rádio, desde a Era de Ouro até os dias atuais.

Segundo o criador do projeto, professor Vlaudimir Salvador, o Rádio ao Vivo pretende resgatar a história da radiofonia brasileira e dinamizar o conteúdo da disciplina Rádio I, do curso de Jornalismo da UNICAP. " Nada mais dinâmico do que aprender por meio da produção e da pesquisa. Usando a criatividade os alunos podem descobrir novos caminhos de como se fazer rádio. E, também, aprendem a respeitar a história de Pernambuco na radiofonia brasileira", ressalta Vlaudimir Salvador. Desde da sua estréia, em 1996, já participaram da iniciativa mais de 600 alunos.

A pesquisa teórica feita pelos alunos sobre o assunto escolhido e a apresentação de palco, que mexe com a expressão corporal são algumas das vertentes, pelas quais o programa é desenvolvido. Cada equipe elege um tipo de programação radiofônica (radionovela, programa de auditório, radioteatro, etc.), pesquisa sobre ele e atua como se estivesse veiculando através de uma emissora campeã de audiência.

As participações dos estudantes são avaliadas por atores, jornalistas, profissionais de rádio e convidados. Desta avaliação, saem as premiações, divididas nas seguintes categorias: espetáculo, ator, atriz, apresentador-narrador, direção, roteiro, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, sonoplastia, revelação, solidariedade, figurino, cenários, organização, cenografia e intervalos comerciais.

O Projeto Rádio Ao Vivo homenageia, ainda, personalidades do rádio que fizeram sucesso, principalmente durante a Época de Ouro, entre as décadas de 1940 e 1960. A radialista e jornalista Rosa Maria foi a primeira personalidade radiofônica a receber a honra em 1999, quando o Rádio Ao Vivo começou a premiar estes profissionais. As apresentações serão realizadas no Teatro Valdemar de Oliveira, a partir da 18h. Confira abaixo a programação do Projeto Rádio Ao Vivo Ano 10:

1º Dia - 15.06

- Programa Infantil - Bom dia Xixa
- Programa de Auditório - Black Show
- Programa Musical- Alice no País das Bregavilhas
- Projeto Especial I - Crédito dos Infernos
- Projeto Especial II - Hynkel: Nem tão grande Assim
- Rádio Teatro - Hellcife

2º Dia - 17.06

- Programa de Auditório - Fica com Eu
- Radionovela - Mata Bio
- Rádioteatro - Ironia do Destino
- Programa de Auditório - Bruno Show e Tati Quebra Barraco
- Radionovela - Ninguém Merece
- Radioteatro - Alice no País das Baixarias
- Escolha dos Melhores do Projeto Rádio ao Vivo Ano 10

 

   
 

PROFESSOR DA UNICAP MINISTRA OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

 

Por Juliana Trajano

 

O professor do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP Leo Falcão irá ministrar a 8ª edição da Oficina de Roteiro Cinematográfico, que tem como proposta oferecer ferramentas e estimular a criação de histórias dentro de várias perspectivas de linguagem cinematográfica. Serão formadas duas turmas de 20 alunos. As aulas da primeira turma terão início no dia 27 deste mês e a segunda turma no dia 4 de julho, as duas no período da noite.

A Oficina de Roteiro Cinematográfico será realizada no Kimera, Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco, que fica no 2º andar da Biblioteca Central da Universidade. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail oficinaderoteiro@gmail.com ou entrar em contato com o Kimera pelo telefone 21268963.

 

   
 

SISTEMA JORNAL DO COMMERCIO DE COMUNICAÇÃO OFERECE ESTÁGIOS

 

PoR Belisa Mendes

 

O Projeto Jovens Talentos, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abre vagas de estágios para alunos dos cursos de Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia Mecânica, Programação Visual, Publicidade, Ciências da Computação, Jornalismo, Radialismo, Psicologia e Relações Públicas. Estão sendo oferecidas 60 vagas e, para concorrer, os estudantes devem estar concluindo o curso até dezembro de 2006, ter conhecimento em informática e, preferencialmente, em inglês. 

As vagas começam a ser preenchidas em agosto e os primeiros aprovados terão acesso a uma visão geral da sua área de estágio e do plano que irão cumprir. No ano passado, houve mais de 500 inscritos e 58 vagas foram preenchidas. As inscrições podem ser feitas até o dia 19, através do site www.jc.com.br.

 

   
 

UNICAP LANÇA MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

 

Por Mhatteus Sampaio

 

 

Já estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão de Negócios da UNICAP, oferecido pelo Departamento de Economia e Administração e pelo Espaço Executivo. O curso vai apresentar uma visão integrada das diversas áreas de um negócio, com o objetivo de desenvolver uma ampla visão estratégica gerencial  em profissionais que desejam atuar em empresas com foco na criação de valor. As aulas serão ministradas por professores da UNICAP e de outras instituições do País, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Henrique Romani de Campos. 

A duração do curso irá de agosto de 2005 a dezembro de 2006. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho e as matrículas de 1º a 5 de agosto. O investimento é de 18 parcelas de R$ 450,00 e os interessados podem se dirigir ao Espaço Executivo da UNICAP, que fica na rua Almeida Cunha, 245, térreo do bloco G4. O horário de atendimento do Espaço Executivo é das 9h às 13h e das 14h às 17h30. Outras informações pelo fone 3216-4344 , pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br  ou no site da instituição www.unicap.br

 

   
 

PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE TRABALHO ACADÊMICO

 

Por Camila Maciel

 

 

Atendendo a pedidos dos alunos e professores, a Pró-reitoria de Graduação e Extensão decidiu prorrogar as inscrições do 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos da UNICAP. Os alunos interessados agora terão até o dia 12 de agosto para se inscreverem. O prazo final para a entrega dos trabalhos (19 de agosto) foi mantido. 

O tema do concurso é Felizes os que promovem a Paz - Paz e Solidariedade. Podem participar estudantes de todos os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, individualmente ou em dupla. Os vencedores terão os resumos dos trabalhos classificados publicados nos Anais da III Semana de Integração Universidade-Sociedade, o que vale como atividade complementar.

As inscrições devem ser feitas na secretaria dos Departamentos. A íntegra do regulamento do concurso pode ser obtida no site www.unicap.br. Outras informações pelos fones 3216.4112 e 3216.4379 ou pelo e-mail eventos_ext@unicap.br.

 

   
 

 MATRÍCULAS DO 2º SEMESTRE COMEÇAM NO DIA 18 DE JULHO

 

Por Mhatteus Sampaio

 

A UNICAP dará início no dia 18 de julho às matrículas para o segundo semestre letivo. Para os alunos do 1º Ciclo, que ingressaram em 2005.1, as matrículas serão realizadas de 18 a 20 de julho. Já os alunos vinculados aos Departamentos , que ingressaram até 2004.2, deverão se matricular de 18 a 22 de julho. 

A orientação para matrícula regular poderá ser realizada no Campus da Universidade ou pela Internet, onde os estudantes terão acesso à tabela com os valores dos créditos, horário e disciplinas das turmas, além da proposta de matrícula. O acesso à proposta será mediante a senha individual, a mesma utilizada para os serviços da Biblioteca Central.

O dia 28 de julho será reservado para as matrículas atrasadas, que poderão ser feitas no Campus da Universidade nos mesmos horários da matrícula regular. Outras informações poderão ser obtidas no site da universidade. www.unicap.br 

   
 

UNICAP ABRE EM JULHO INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM DIREITO

 

Por Igor Maciel

 

A UNICAP está lançando o seu sexto mestrado. Desta vez, na área de Direito. Com área de concentração em Direito Processual, o curso vai suprir uma carência no Norte e Nordeste do País, regiões que contam com poucas opções em especialização nesse setor do conhecimento. O mestrado vai seguir uma linha de pesquisa baseada na Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo.

A UNICAP disponibilizará para o Mestrado em Direito 20 vagas. O curso terá duração de dois anos e será exigido  o mínimo de 27 créditos para a sua  conclusão, sendo três em disciplina obrigatória, nove em disciplinas fundamentais optativas e 15 em disciplinas eletivas de linha de pesquisa. O corpo docente será formado por professores doutores da própria UNICAP e da UFPE.  As inscrições para a seleção de candidatos para o curso vão de 4 a 22 de julho. Mais informações pelo fone 3216.4134.

 

   
  MADRIGAL VAI APRESENTAR RECITAL NO DIA 22
   
 

 

O Madrigal UNICAP, regido pelo Irmão Lindbergh Pires, se prepara para apresentar, no dia 22 de junho, às 20h, na Capela da Universidade, o recital Canções Brasileiras. No programa, constam músicas como Quem Sabe, de Carlos Gomes, apresentada pela solista Glayce de Melo; Valsa Azul, de Nelson Ferreira e Aníbal Portela, com a solista Karine Santiago; Evocação nº 7, de Heitor Villa-Lobos, com o solista André Menezes; entre várias outras.

Os elementos formadores da música brasileira foram muitos. No século XVI, destaca-se o trabalho dos missionários, usando melodias em função da catequese. No século XVIII, aconteceu o tráfico dos escravos africanos, que tiveram um papel de destaque na formação da alma e do sentimento brasileiros. Na música, a grande contribuição deles foi rítmica.

A influência mais relevante foi a dos portugueses, espanhóis, franceses e italianos. De Portugal, vieram os instrumentos e a literatura musical européia. os espanhóis trouxeram os boleros, fandangos, seguidilhas e zarzuelas. A influência italiana no Brasil se deu através da ópera; a francesa, dos cantos infantis; a austríaca e polaca por meio da valsa e a da polca; e dos Estados Unidos, o jazz.

O nacionalismo musical no Brasil só se definiu verdadeiramente com Heitor Villa-Lobos. Ele foi o desbravador, aquele que aplainou o caminho da brasilidade para as novas gerações. Sua obra atravessou os primeiros estágios do nacionalismo e penetrou no nacionalismo depurado, recorrendo diretamente no folclore, uma brasilidade espontânea.

 

   
  ABERTAS INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA TURMA DE NEGOCIAÇÃO AVANÇADA
   
 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de Negociação Avançada, que será ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, entre os dias 27 e 30 de junho, das 18h às 22h. Dirigido a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos executivos como negociadores, desenvolver e exercitar a negociação baseada em princípios, analisar as posturas dos negociadores e os métodos de diagnóstico destas posturas, além de avaliar as diferenças de estilos de negociação entre países.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 17 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

   
 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA TURMA DE NEGOCIAÇÃO BÁSICA

   
 

 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a terceira turma do curso de Negociação Básica, ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, doutor em Administação pela UFRGS. As aulas serão realizadas entre 18 e 21 de julho, das 18h às 22h. Voltado a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem como objetivos dar condições aos executivos e empreendedores de alcançarem acordos mutuamente satisfatórios, fornecer instrumentos que permitam a avaliação das situações de negociação e os métodos que são recomendáveis em cada situação e criar um repertório de alternativas de negociação de acordo com a postura do outro negociador.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 8 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

 

   
 

MADRIGAL PROMOVERÁ CURSO DE EXTENSÃO EM CANTO

   
 

 

O Madrigal UNICAP vai promover, de 27 de junho a 9 de julho, o VI Curso de Extensão em Canto, com o professor Ângelo Dias. No programa, deverão constar uma ária antiga italiana, um lied (Schubert, Schumann, Brahms, Strauss, Wolf, Poulenc, Mahler), uma canção brasileira e uma ária de ópera (barroca, clássica, romântica, moderna).

O professor Ângelo Dias desenvolve uma ampla atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor, regente ou professor. Tem-se apresentado como solista com diversas orquestras brasileiras e americanas, cantando um repertório variado, que inclui óperas, oratórios, missas e cantatas. Ele é doutor em Artes Musicais, Canto e Regência Coral pela Universidade do Oregon (EUA) e bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado na UFGO.

Dirigido a professores de canto e alunos em estágio avançado na arte do canto, o curso oferecerá 25 vagas. As aulas serão realizadas na UNICAP, das 9 às 12h e das 15h às 18. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 20 de junho. A matrícula custa R$ 100,00. As reservas poderão ser feitas pelo fone 3216.4242, pelo fax 3216.4228 ou na sala do Univerão, no térreo do bloco A. Mais informações pelo e-mail univerao@unicap.br

 

   
 

UNICAP OFERECE MESTRADO NA ÁREA AMBIENTAL

  Por Igor Maciel
 

 

A UNICAP abriu as inscrições para mais um  mestrado: Desenvolvimento de Processos Ambientais. O curso terá duas linhas de pesquisa: Modelagem, controle e otimização de processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. O primeiro compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e fenomenológicos, de estratégias de controle e otimização, visando à modelagem, à monitoração e à otimização de processos biotecnológicos, aplicados ao meio ambiente e à indústria. 

Já o de Tecnologia e Meio Ambiente envolve os aspectos metabólicos da biotransformação e degradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos por microrganismos, o reaproveitamento e o tratamento de rejeitos, tanto os de origem urbana quanto os de origem industrial, através de processos tecnológicos para minimizar os efeitos ambientais negativos do descarte, bem como analisa e avalia a utilização promissora dos rejeitos sólidos na agricultura e na recuperação de áreas poluídas ou degradadas. 

O curso deve ser concluído em, no mínimo, 12 meses e no máximo, em 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado. O processo de seleção dos candidatos acontece a partir do dia 25 de julho, com uma prova escrita. Em seguida, será analisado o histórico escolar, o currículo vitae, será realizada uma entrevista e um teste de proficiência em inglês.   

Estão sendo disponibilizadas 20 vagas. Os interessados podem se inscrever até 15 de julho, na Secretaria de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), na Rua Nunes Machado, nº 42, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30. Outras informações pelo site www.unicap.br

 

EDIÇÃO : Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: B
elisa Mendes, Camila Maciel, Cristina Sobreira, Jorge de Assis, Igor Maciel, Juliana Trajano,  Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários)
RELAÇÕES PÚBLICAS: Janine Leal, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)
PUBLICIDADE: R
enata Britto (Estagiária)
CONTATO: R
ua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 3216.4409 E-mail:
assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim UNICAP é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail,