Recife, quarta-feira, 8 de junho de 2005 - Ano 4
 

UNICAP INSTITUI COMITÊ CIENTÍFICO DE INICIAÇÃO À PESQUISA

Por Cristina Sobreira

 

Com o objetivo de analisar e emitir parecer sobre as solicitações de bolsas de iniciação científica concedidas pelas agências de fomento (Facepe, CNPq e Pibic Júnior) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICAP, a Universidade instituiu, no dia 1º deste mês, o Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa (Pibic). Vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), o comitê irá atuar durante todo o ano acadêmico, especialmente no processo de seleção dos candidatos às bolsas de iniciação científica e nos processos de acompanhamento técnico e operacional e de avaliação do programa. 

A comissão, ainda, terá como atribuições estabelecer normas para avaliação do desempenho dos beneficiários do programa (orientadores e bolsistas), acompanhar o desenvolvimento do plano de trabalho do bolsista e contribuir com a coordenação do projeto na orientação, controle, acompanhamento e estruturação do Pibic. O comitê, presidido pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Junot Cornélio Matos, é formado por 26 professores da UNICAP, das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Lingüística, Letras e Artes. 

Os professores designados para constituir a comissão irão desempenhar suas atividades num período de um ano, podendo ser reconduzido. O comitê tem como representantes a coordenadora de pesquisa da Propesp, professora Arminda Saconi (coordenadora do comitê); a coordenadora do programa, professora Maria da Graça Xavier Ferreira e os professores Alexandra Amorim Salgueiro;  Leonie Asfora Sarubbo; Robson Pequeno de Sousa; Vicente Francisco Neto; Carlos Alberto Alves; Marília da França Rocha; Eliane Vasconcelos; João Manzi; Joaquim Romão; Bianca Arruda; Marcus Túlio; Moab Acioli; Nadilson da Silva; Sílvia Mariz; Thales Castro; Walber Agra; João Correia; Luiz Carlos Marques; Marcos Roberto Costa; Fátima Galindo; Nilza Simões; Elizabeth Siqueira; Marluce Oliveira; e Virgínia Colares. 

 

 

CENTRO CULTURAL EXIBE NOVA EXPOSIÇÃO

Por Cristina Sobreira

 

Cores e o Nordeste é o tema da mostra que teve início ontem (7), no Centro Cultural Padre Francisco Tavares Bragança da UNICAP. As 20 telas da artista plástica Luciléa Oliveira retratam histórias da vida de pescadores e o contato destes trabalhadores com a natureza e a luta diária pela sobrevivência. 

Esta exposição é a primeira mostra individual da artista plástica, que foi durante 23 anos bancária e só esporadicamente fazia uma tela. “Quando me aposentei, há 10 anos, comecei a pintar como profissão. Inspiro-me no mar para fazer minhas obras”, conta. Luciléa já participou de várias exposições coletivas como a Expo Arte, na Faculdade Integrada do Recife, e eventos no Tribunal de Contas, no Tribunal de Justiça e associações de artistas plásticos. Os quadros de Luciléa estão espalhados por países como Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha. 

A mostra fica em cartaz até o dia 17 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h.

 

 

ALUNOS DE PUBLICIDADE APRESENTAM TRABALHO EM GRAMADO

Por Juliana Trajano

 

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP estão participando do Festival de Gramado, apresentando campanha publicitária para a ONG Papai. Os estudantes viajaram acompanhados da coordenadora do curso, professora Rosânia Soares, e pelo coordenador da Agência Experimental (Aê), Fernando Fontanella. O festival teve início hoje (8) e segue até sexta-feira (10), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. 

A equipe formada por estagiários da Agência Experimental (Aê), constituída por estudantes de Publicidade do 2º ao 7º período, teve o trabalho escolhido para participar do festival, após uma seleção da própria Universidade, que contou com a participação de outras equipes, também formadas por estudantes de diferentes períodos do curso. A campanha publicitária desenvolvida pela Aê será apresentada através de painéis.

   

 

MPB UNICAP LEVA ALEGRIA AO ABRIGO PADRE VENÂNCIO

Por Cristina Sobreira

 

Levar música e alegria para quem precisa de carinho e atenção. É com este intuito que o grupo MPB UNICAP irá visitar, mais uma vez, no dia 14 deste mês, às 14h, o abrigo Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea. Cerca de 70 idosos que vivem lá, juntamente com os alunos e funcionários da UNICAP, irão dançar muito forró ao som de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e, é claro, do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

 

 

PROFESSORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por Mhatteus Sampaio

 

Os professores Karla Karina Cavalcante de Oliveira, do Departamento de Estatística e Informática, e Daniel Andrade Cunha, do Departamento de Economia e Administração, representaram a UNICAP no III Seminário de Formação de Formadores em Empreendedorismo, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizado de 24 a 26 de maio.

 

 

UNICAP SERÁ REPRESENTADA EM EVENTO NA ALEMANHA 

Por Camila Maciel

O trabalho do professor doutor da UNICAP João Teotônio Manzi, do Departamento de Química, foi selecionado pelo comitê científico para participar do GVC/DECHEMAJAHRESTAGUNGEN 2005, fórum internacional de conferências sobre Operações Unitárias e Engenharia Química a ser realizado em Wiesbaden – Alemanha. O trabalho intitulado Análise de Sensitividade Aplicada a Sistemas Reativos Químicos para Melhoramento da Performance de Controle está previsto para ser apresentado entre os dias 6 e 8 de setembro.

O fórum reunirá os mais consagrados cientistas e pesquisadores como Wolfgang Marquardt, Lorenz Biegler e Sebastian Engler grandes nomes na área de modelagem, controle e otimização de processos químicos. As apresentações orais serão realizadas por conferencistas convidados e os trabalhos aceitos serão apresentados na sessão chamada de pôster-oral-técnica.  

 
 

UNICAP ABRE INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM DIREITO

Por Igor Maciel

A UNICAP está com inscrições abertas para seu sexto mestrado. Desta vez, na área de Direito. O Programa de Pós-graduação em Direito, com área de concentração em Direito Processual, supre uma carência no Norte e Nordeste do País, regiões que contam com poucas opções em especialização nesse setor do conhecimento. O mestrado vai seguir uma linha de pesquisa baseada na Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo.

O objetivo do mestrado é preparar profissionais que trabalham com o Direito para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da área. O curso é organizado em um sistema regular, com atividades de orientação e dissertação, leituras dirigidas e seminários. O programa de pós-graduação em Direito da UNICAP vai buscar soluções para a efetividade de uma prestação jurisdicional de maior sucesso no Norte e Nordeste.

A UNICAP disponibilizará para o Mestrado em Direito 20 vagas. O curso terá duração de dois anos e 27 créditos mínimos serão exigidos para a conclusão do curso, sendo três em disciplina obrigatória, nove créditos em disciplinas fundamentais optativas e 15 créditos em disciplinas eletivas de linha de pesquisa. O corpo docente será formado por professores doutores da própria UNICAP e da UFPE.  As inscrições para a seleção de candidatos para o curso vão de 4 a 22 de julho. Mais informações pelo fone 3216.4134.

 

 
MADRIGAL VAI APRESENTAR RECITAL NO DIA 22
 

 

O Madrigal UNICAP, regido pelo Irmão Lindbergh Pires, se prepara para apresentar, no dia 22 de junho, às 20h, na Capela da Universidade, o recital Canções Brasileiras. No programa, constam músicas como Quem Sabe, de Carlos Gomes, apresentada pela solista Glayce de Melo; Valsa Azul, de Nelson Ferreira e Aníbal Portela, com a solista Karine Santiago; Evocação nº 7, de Heitor Villa-Lobos, com o solista André Menezes; entre várias outras.

Os elementos formadores da música brasileira foram muitos. No século XVI, destaca-se o trabalho dos missionários, usando melodias em função da catequese. No século XVIII, aconteceu o tráfico dos escravos africanos, que tiveram um papel de destaque na formação da alma e do sentimento brasileiros. Na música, a grande contribuição deles foi rítmica.

A influência mais relevante foi a dos portugueses, espanhóis, franceses e italianos. De Portugal, vieram os instrumentos e a literatura musical européia. os espanhóis trouxeram os boleros, fandangos, seguidilhas e zarzuelas. A influência italiana no Brasil se deu através da ópera; a francesa, dos cantos infantis; a austríaca e polaca por meio da valsa e a da polca; e dos Estados Unidos, o jazz.

O nacionalismo musical no Brasil só se definiu verdadeiramente com Heitor Villa-Lobos. Ele foi o desbravador, aquele que aplainou o caminho da brasilidade para as novas gerações. Sua obra atravessou os primeiros estágios do nacionalismo e penetrou no nacionalismo depurado, recorrendo diretamente no folclore, uma brasilidade espontânea.

 

 
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA TURMA DE NEGOCIAÇÃO AVANÇADA
 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de Negociação Avançada, que será ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, entre os dias 27 e 30 de junho, das 18h às 22h. Dirigido a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos executivos como negociadores, desenvolver e exercitar a negociação baseada em princípios, analisar as posturas dos negociadores e os métodos de diagnóstico destas posturas, além de avaliar as diferenças de estilos de negociação entre países.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 17 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA TURMA DE NEGOCIAÇÃO BÁSICA

 

 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a terceira turma do curso de Negociação Básica, ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, doutor em Administação pela UFRGS. As aulas serão realizadas entre 18 e 21 de julho, das 18h às 22h. Voltado a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem como objetivos dar condições aos executivos e empreendedores de alcançarem acordos mutuamente satisfatórios, fornecer instrumentos que permitam a avaliação das situações de negociação e os métodos que são recomendáveis em cada situação e criar um repertório de alternativas de negociação de acordo com a postura do outro negociador.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 8 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

 

 

MADRIGAL PROMOVERÁ CURSO DE EXTENSÃO EM CANTO

 

 

O Madrigal UNICAP vai promover, de 27 de junho a 9 de julho, o VI Curso de Extensão em Canto, com o professor Ângelo Dias. No programa, deverão constar uma ária antiga italiana, um lied (Schubert, Schumann, Brahms, Strauss, Wolf, Poulenc, Mahler), uma canção brasileira e uma ária de ópera (barroca, clássica, romântica, moderna).

O professor Ângelo Dias desenvolve uma ampla atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor, regente ou professor. Tem-se apresentado como solista com diversas orquestras brasileiras e americanas, cantando um repertório variado, que inclui óperas, oratórios, missas e cantatas. Ele é doutor em Artes Musicais, Canto e Regência Coral pela Universidade do Oregon (EUA) e bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado na UFGO.

Dirigido a professores de canto e alunos em estágio avançado na arte do canto, o curso oferecerá 25 vagas. As aulas serão realizadas na UNICAP, das 9 às 12h e das 15h às 18. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 20 de junho. A matrícula custa R$ 100,00. As reservas poderão ser feitas pelo fone 3216.4242, pelo fax 3216.4228 ou na sala do Univerão, no térreo do bloco A. Mais informações pelo e-mail univerao@unicap.br

 

 

 INSCRIÇÃO PARA CONCURSO DE TRABALHO ACADÊMICO TERMINA DIA 10

 

 

A Pró-reitoria de Graduação e Extensão da UNICAP está com inscrições abertas para o 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos, que tem como tema Felizes os que promovem a Paz - Paz e Solidariedade. Podem participar estudantes de todos os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, individualmente ou em dupla. Os vencedores terão os resumos dos trabalhos classificados publicados nos Anais da III Semana de Integração Universidade-Sociedade, o que vale como atividade complementar.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (10), na secretaria dos Departamentos. Os trabalhos só precisam ser entregues entre os dias 13 de junho e 19 de agosto. A íntegra do regulamento do concurso pode ser obtida no site www.unicap.br. Outras informações pelos fones 3216.4112 e 3216.4379 ou pelo e-mail eventos_ext@unicap.br

 

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MESTRADO NA ÁREA AMBIENTAL

Por Igor Maciel

 

A UNICAP abriu as inscrições para mais um  mestrado: Desenvolvimento de Processos Ambientais. O curso terá duas linhas de pesquisa: Modelagem, controle e otimização de processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. O primeiro compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e fenomenológicos, de estratégias de controle e otimização, visando à modelagem, à monitoração e à otimização de processos biotecnológicos, aplicados ao meio ambiente e à indústria. 

Já o de Tecnologia e Meio Ambiente envolve os aspectos metabólicos da biotransformação e degradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos por microrganismos, o reaproveitamento e o tratamento de rejeitos, tanto os de origem urbana quanto os de origem industrial, através de processos tecnológicos para minimizar os efeitos ambientais negativos do descarte, bem como analisa e avalia a utilização promissora dos rejeitos sólidos na agricultura e na recuperação de áreas poluídas ou degradadas. 

O curso deve ser concluído em, no mínimo, 12 meses e no máximo, em 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado. O processo de seleção dos candidatos acontece a partir do dia 25 de julho, com uma prova escrita. Em seguida, será analisado o histórico escolar, o currículo vitae, será realizada uma entrevista e um teste de proficiência em inglês.   

Estão sendo disponibilizadas 20 vagas. Os interessados podem se inscrever até 15 de julho, na Secretaria de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), na Rua Nunes Machado, nº 42, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30. Outras informações pelo site www.unicap.br

 

EDIÇÃO : Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: B
elisa Mendes, Camila Maciel, Cristina Sobreira, Jorge de Assis, Igor Maciel, Juliana Trajano,  Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários)
RELAÇÕES PÚBLICAS: Janine Leal, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)
PUBLICIDADE: R
enata Britto (Estagiária)
CONTATO: R
ua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 3216.4409 E-mail:
assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim UNICAP é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail,