Recife, sexta-feira, 3 de junho de 2005 - Ano 4
 

ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DE ENGENHARIA VISITAM O CREA

Por Mhatteus Sampaio

 

Ontem (2) foi dia de visita ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco (Crea). Alunos do primeiro ciclo do curso de Engenharia Civil da UNICAP, acompanhados pelo professor e também conselheiro suplente do Crea, Antônio Flávio, receberem orientações quanto ao exercício da profissão e noções de legislação.

A palestra, ministrada por Eduardo Ramos, assessor institucional do órgão, lembrou que o Crea tem a preocupação de fiscalizar e assegurar que os trabalhos estejam sendo realizados de acordo com o sistema de legislação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Desde o início do curso, os alunos de Engenharia Civil da UNICAP têm os primeiros contatos com obras e visitas a entidades vinculadas à profissão, o que estimula os alunos e os prepara para desenvolver atividades relacionadas à profissão.

Para o professor Antônio Flávio, é interessante que os alunos participem das atividades propostas pelo Departamento. “A disciplina Introdução à Engenharia foi criada com o intuito de orientar os novos alunos. As palestras que acontecem aqui já são tradicionais para os estudantes do primeiro ciclo. O nosso objetivo é mostrar a real aplicação de toda a teoria”, enfatiza Antônio Flávio, que também é professor da disciplina de Engenharia de Tráfego, para estudantes do 8º período.

Para o segundo semestre deste ano, o Crea disporá de um vídeo apresentando as instalações do órgão, além de material de orientação para universitários de várias instituições. “O material será direcionado para estudantes das universidades, além de profissionais. A intenção é disponibilizar a legislação, além de outras informações de forma mais condensada e prática”, informa Eduardo Ramos.

Outras informações a respeito do Crea, além de consultas à legislação do Confea, podem ser obtidas através do site www.creape.org.br .

 

 

PROFESSOR DE HISTÓRIA APRESENTA TRABALHO NO PARANÁ

Por Igor Maciel

Um pedaço da história do Recife será apresentado, durante o mês de julho, em Londrina, no Paraná, durante o XXIII Simpósio Nacional de História. Quem vai levar a Veneza brasileira para o evento é o professor do Departamento de História da UNICAP, Luís Manoel Domingues do Nascimento. O professor irá apresentar um seminário temático, intitulado: A construção da Av. Dantas Barreto e a lógica modernizante da Cidade do Recife (1971 – 1973).

Em seu trabalho, Domingues faz uma abordagem do momento histórico vivido pelo Recife com o reordenamento e reurbanização de sua área central, com a construção de uma avenida no centro da cidade. A avenida Dantas Barreto foi construída durante a segunda gestão do prefeito Augusto Lucena (entre 1971 e 1975). Sua construção criou muita polêmica na época, pois resultou na demolição de edificações remanescentes do período colonial e de quadras residenciais. Para que a obra fosse finalizada, foi necessária uma intervenção federal.

“Nossa exposição pretende operar uma reflexão analítica e crítica da lógica modernizante incrustada no projeto de construção dessa avenida e sobre as mediações políticas, culturais e sociais presentes durante a fase de sua construção”, declara o professor no texto de seu trabalho.

A apresentação do trabalho será feita dentro do simpósio temático Cultura, memória e modernidade. O XXIII Simpósio Nacional de História acontecerá de 17 a 22 de julho, em Londrina. O tema do simpósio, este ano, será História: guerra e Paz.

 

 

GRUPO DA PASTORAL COMEMORA FESTAS JUNINAS

Por Cristina Sobreira

 

Os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro foram comemorados, na última quarta-feira (1º), pelo Grupo de Universitários do Interior da UNICAP (GUI).  O salão de recepção da Universidade se transformou num grande arraial com balões e bandeiras coloridas, canjicas, pés-de-moleque, pamonhas e bastante milho verde. Cerca de trinta jovens de diferentes cursos da Universidade garantiram a animação da quadrilha e dançaram ao som de muito forró pé-de-serra.

O grupo da Pastoral dedicou, ainda, um espaço da festa à reflexão. Os pastoralistas Artur Peregrino e Alex Azevedo fizeram uma oração que resgatou a cultura religiosa das cidades do interior. A festa contou, também, com a presença do chefe da Divisão de Ação Pastoral, Padre Jacques Trudel.

 

 

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PARTICIPA DE BANCA NA UFPE

 Por Jorge de Assis

 

O chefe do Departamento de Química da UNICAP, professor Valdemir Alexandre dos Santos, participou, hoje (3) à tarde, da banca examinadora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para avaliar a tese de doutorado da aluna Maria Helena Gazineu, intitulada Teores de radionucleídeos em processos de extração e de produção de petróleo no Nordeste do Brasil. A defesa ocorreu no Departamento de Energia Nuclear da UFPE.

 

 

PRÓ-REITOR ADMINISTRATIVO PARTICIPA DE ENCONTRO EM BRASÍLIA

Por Juliana Trajano

 

O Pró-reitor Administrativo da UNICAP, professor Altamir Soares de Paula, participará do XIV Encontro de Dirigentes Administrativos e Assessores Jurídicos das Instituições filiadas a ABESC, que será realizado em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 deste mês. A programação do evento inclui seminários, mesa-redonda e conferências que abordarão temas como a Assistência Social do Governo, Reforma Universitária da Educação Superior e A Contribuição dos Projetos Sócio-comunitários para a Sociedade.

 

 
MADRIGAL VAI APRESENTAR RECITAL EM JUNHO
 

 

O Madrigal UNICAP, regido pelo Irmão Lindbergh Pires, se prepara para apresentar, no dia 22 de junho, às 20h, na Capela da Universidade, o recital Canções Brasileiras. No programa, constam músicas como Quem Sabe, de Carlos Gomes, apresentada pela solista Glayce de Melo; Valsa Azul, de Nelson Ferreira e Aníbal Portela, com a solista Karine Santiago; Evocação nº 7, de Heitor Villa-Lobos, com o solista André Menezes; entre várias outras.

Os elementos formadores da música brasileira foram muitos. No século XVI, destaca-se o trabalho dos missionários, usando melodias em função da catequese. No século XVIII, aconteceu o tráfico dos escravos africanos, que tiveram um papel de destaque na formação da alma e do sentimento brasileiros. Na música, a grande contribuição deles foi rítmica.

A influência mais relevante foi a dos portugueses, espanhóis, franceses e italianos. De Portugal, vieram os instrumentos e a literatura musical européia. os espanhóis trouxeram os boleros, fandangos, seguidilhas e zarzuelas. A influência italiana no Brasil se deu através da ópera; a francesa, dos cantos infantis; a austríaca e polaca por meio da valsa e a da polca; e dos Estados Unidos, o jazz.

O nacionalismo musical no Brasil só se definiu verdadeiramente com Heitor Villa-Lobos. Ele foi o desbravador, aquele que aplainou o caminho da brasilidade para as novas gerações. Sua obra atravessou os primeiros estágios do nacionalismo e penetrou no nacionalismo depurado, recorrendo diretamente no folclore, uma brasilidade espontânea.

 

 
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA TURMA DE NEGOCIAÇÃO AVANÇADA
 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de Negociação Avançada, que será ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, entre os dias 27 e 30 de junho, das 18h às 22h. Dirigido a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos executivos como negociadores, desenvolver e exercitar a negociação baseada em princípios, analisar as posturas dos negociadores e os métodos de diagnóstico destas posturas, além de avaliar as diferenças de estilos de negociação entre países.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 17 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA TURMA DE NEGOCIAÇÃO BÁSICA

 

 

O Espaço Executivo da UNICAP está com inscrições abertas para a terceira turma do curso de Negociação Básica, ministrado pelo professor Dorval Olívio Mallmann, doutor em Administação pela UFRGS. As aulas serão realizadas entre 18 e 21 de julho, das 18h às 22h. Voltado a empresários, executivos, técnicos e gestores de empresas, o curso tem como objetivos dar condições aos executivos e empreendedores de alcançarem acordos mutuamente satisfatórios, fornecer instrumentos que permitam a avaliação das situações de negociação e os métodos que são recomendáveis em cada situação e criar um repertório de alternativas de negociação de acordo com a postura do outro negociador.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever até 8 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do Espaço Executivo, bloco G 4 da UNICAP. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O valor do investimento é de R$ 300.  Outras informações pelos telefones 3216.4344, 32164243 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.    

 

 

MADRIGAL PROMOVERÁ CURSO DE EXTENSÃO EM CANTO

 

 

O Madrigal UNICAP vai promover, de 27 de junho a 9 de julho, o VI Curso de Extensão em Canto, com o professor Ângelo Dias. No programa, deverão constar uma ária antiga italiana, um lied (Schubert, Schumann, Brahms, Strauss, Wolf, Poulenc, Mahler), uma canção brasileira e uma ária de ópera (barroca, clássica, romântica, moderna).

O professor Ângelo Dias desenvolve uma ampla atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor, regente ou professor. Tem-se apresentado como solista com diversas orquestras brasileiras e americanas, cantando um repertório variado, que inclui óperas, oratórios, missas e cantatas. Ele é doutor em Artes Musicais, Canto e Regência Coral pela Universidade do Oregon (EUA) e bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado na UFGO.

Dirigido a professores de canto e alunos em estágio avançado na arte do canto, o curso oferecerá 25 vagas. As aulas serão realizadas na UNICAP, das 9 às 12h e das 15h às 18. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 20 de junho. A matrícula custa R$ 100,00. As reservas poderão ser feitas pelo fone 3216.4242, pelo fax 3216.4228 ou na sala do Univerão, no térreo do bloco A. Mais informações pelo e-mail univerao@unicap.br

 

 

UNICAP ABRE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

 

 

A Pró-reitoria de Graduação e Extensão da UNICAP está com inscrições abertas para o 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos, que tem como tema Felizes os que promovem a Paz - Paz e Solidariedade. Podem participar estudantes de todos os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, individualmente ou em dupla. Os vencedores terão os resumos dos trabalhos classificados publicados nos Anais da III Semana de Integração Universidade-Sociedade, o que vale como atividade complementar.

As inscrições podem ser feitas até 10 de junho, na secretaria dos Departamentos. Os trabalhos só precisam ser entregues entre os dias 13 de junho e 19 de agosto. A íntegra do regulamento do concurso pode ser obtida no site www.unicap.br. Outras informações pelos fones 3216.4112 e 3216.4379 ou pelo e-mail eventos_ext@unicap.br

 

 

INSCRIÇÕES PARA NOVO MESTRADO JÁ ESTÃO ABERTAS

Por Igor Maciel

 

A UNICAP abriu as inscrições para mais um  mestrado: Desenvolvimento de Processos Ambientais. O curso terá duas linhas de pesquisa: Modelagem, controle e otimização de processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. O primeiro compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e fenomenológicos, de estratégias de controle e otimização, visando à modelagem, à monitoração e à otimização de processos biotecnológicos, aplicados ao meio ambiente e à indústria. 

Já o de Tecnologia e Meio Ambiente envolve os aspectos metabólicos da biotransformação e degradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos por microrganismos, o reaproveitamento e o tratamento de rejeitos, tanto os de origem urbana quanto os de origem industrial, através de processos tecnológicos para minimizar os efeitos ambientais negativos do descarte, bem como analisa e avalia a utilização promissora dos rejeitos sólidos na agricultura e na recuperação de áreas poluídas ou degradadas. 

O curso deve ser concluído em, no mínimo, 12 meses e no máximo, em 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado. O processo de seleção dos candidatos acontece a partir do dia 25 de julho, com uma prova escrita. Em seguida, será analisado o histórico escolar, o currículo vitae, será realizada uma entrevista e um teste de proficiência em inglês.   

Estão sendo disponibilizadas 20 vagas. Os interessados podem se inscrever até 15 de julho, na Secretaria de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), na Rua Nunes Machado, nº 42, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30. Outras informações pelo site www.unicap.br

 

EDIÇÃO : Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: B
elisa Mendes, Camila Maciel, Cristina Sobreira, Jorge de Assis, Igor Maciel, Juliana Trajano,  Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários)
RELAÇÕES PÚBLICAS: Janine Leal, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)
PUBLICIDADE: R
enata Britto (Estagiária)
CONTATO: R
ua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 3216.4409 E-mail:
assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim UNICAP é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail,